Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

Poder Judiciário da UniãoTribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Navegação

Ferramentas Pessoais
Principal Institucional Imprensa Notícias 2018 Julho Secretária do TJDFT concede entrevista sobre governança em compras públicas

Secretária do TJDFT concede entrevista sobre governança em compras públicas

por MLC — publicado em 10/07/2018 19:10

Nessa segunda-feira, 9/7, foi publicada, no site da Escola Nacional de Administração Pública – ENAP, entrevista concedida pela Secretária de Recursos Materiais do TJDFT, Isabella Brito, sobre governança em compras públicas. Na ocasião, a Secretária falou sobre como o Tribunal - referência entre as instituições públicas - implantou mecanismos de governança em compras e quais foram os maiores desafios enfrentados.

Segundo a Secretária, apesar de parecer algo distante e de difícil aplicação, o que exige estudo e estratégia de implementação, "os benefícios e a segurança que a governança de aquisições pode agregar ao processo de trabalho têm sido percebido por todos”. Com relação à gestão de riscos, Isabella salientou que o Tribunal ainda está dando os primeiros passos. “Apesar de já ter sido publicada a política e haver um esforço concentrado na criação da metodologia, ainda há muito o que ser assimilado e incorporado aos processos e à tomada de decisão”.

Durante a entrevista, a Secretária enfatizou ainda que a estruturação da governança é a base para a sustentabilidade das contratações. “Nada mais sustentável do que ter instituições enxutas, confiáveis, transparentes, eficientes e que cuidam da coisa pública”. Além disso, falou sobre o grau de maturidade da Administração Pública para receber, absorver e atuar nas frentes apontadas pelo Acórdão nº 2.622/2015-TCU-Plenário; as ações, normativos ou iniciativas para implementar mecanismos de governança; o papel dos órgãos de controle, interno e externo; entre outros assuntos. 

Ao final, a Secretária elaborou um roteiro com 10 passos para implementar governança em compras públicas. A entrevista foi realizada pela diretora da Central de Compras da Secretaria de Gestão, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), Virgínia Bracarense Lopes.

Clique aqui e leia a entrevista completa.

ícone twitter  ícone facebook