CIJ e parceiros promovem palestra sobre Constelação Familiar

por LF/SECOM/VIJ-DF — publicado 2018-06-04T18:55:00-03:00

Constelação familiarOs palestrantes serão os consultores internacionais Sieglinde Schneider e Jakob Schneider (com tradução consecutiva)

Estão abertas, até o dia 8 de junho, as inscrições para a palestra “Fortalecer e reconstruir os vínculos familiares pela abordagem da Constelação Familiar”, com o professor e terapeuta alemão Jakob Schneider e a professora e orientadora escolar alemã Sieglinde Schneider, que acontecerá no dia 11 de junho de 2018, das 14h às 16h, no auditório do Fórum da Justiça da Infância e da Juventude, localizado na 909 da Asa Norte. Haverá tradução consecutiva.

O evento é promovido pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do Distrito Federal (CIJ/DF) e pela Secretaria de Estado de Saúde do GDF, por meio da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) e da instituição parceira Consultoria Sistêmica.

A palestra se destina a servidores do TJDFT, especialmente os da Justiça Infantojuvenil e os que trabalham com a técnica de Constelação Familiar, além de servidores e profissionais que compõem a rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente do DF.

Objetivo e contribuição para a rede protetiva infantojuvenil

O objetivo da palestra é difundir nos órgãos que compõem a rede protetiva infantojuvenil a Constelação Familiar como método inovador de abordagem sistêmica, que, ao reconstruir a árvore genealógica de cada indivíduo, objetiva analisar se os problemas atuais são frutos ou reprodução de problemas ou situações transgeracionais, ou seja, estigmas transmitidos pelos membros das famílias durante o tempo.

A coordenadora técnica do curso de pós-graduação da instituição Consultoria Sistêmica, Miriam Braga, reflete sobre a iniciativa: “Os filhos estão a serviço de seus pais, muitas vezes, por meio de sacrifícios pessoais. Portanto, eles deveriam ser considerados e vistos pelo que fazem e não como pessoas sintomáticas, carentes, imaturos, difíceis etc. Hellinger (2009, p. 88) expressa esse tópico afirmando que não há criança difícil e sim pais com destinos pesados, pois toda criança está a serviço de seu sistema. Para esse autor, ‘todas as crianças são boas se deixarmos que sejam boas’ e se olharmos não para elas, mas para onde olham com amor”.

Sobre a contribuição que a Constelação Familiar pode proporcionar à rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente, Miriam explica que os filhos carregam por amor o peso dos pais e de seus antepassados. E estes pagam alto preço pelo sistema socioeconômico e político. Ela lança a questão: “Qual é então a atribuição do Estado, da política pública na percepção sistêmica de proteção à criança, ao adolescente e às famílias em situações de vulnerabilidade? ”.

Experiência no TJDFT

Por meio do projeto Constelar e Conciliar, o TJDFT vem utilizando com êxito essa técnica com adolescentes sob cumprimento de medidas socioeducativas e em diversas áreas, o que pode reduzir a excessiva judicialização das divergências e incrementar a celeridade processual.

A Constelação Familiar é uma oficina vivencial para a qual as partes dos processos são convidadas a participar de maneira completamente voluntária. A técnica ajuda a identificar conflitos escondidos por trás das demandas judiciais, por meio do esclarecimento de percepções equivocadas das relações familiares.

Sobre os palestrantes

Os palestrantes são docentes da instituição Consultoria Sistêmica, nos cursos de pós-graduação de “Especialização Sistêmica Fenomenológica Familiar” e de “Especialização Sistêmica Fenomenológica Pedagógica – Paradigma Inovador da Educação no Âmbito Escolar”. Clique aqui para saber mais sobre esses cursos, cuja aula inaugural do primeiro módulo acontece dia 11 de junho, às 19h.

Jakob Schneider – Alemanha

Professor e terapeuta de casais e de famílias. Exerceu funções de encarregado da assistência a jovens e de orientador de casais. Formou-se em NLP e psicoterapia sistêmica. Dirige seminários de colocação familiar na Alemanha, Itália e Brasil, supervisiona clínicas e instituições sociais. Sua especialidade é o estudo dos efeitos das "Ordens do Amor" nas relações e a inclusão de contos de fadas e de histórias literárias no trabalho com vínculos de destino. Autor de diversos artigos e dos livros “A Prática das Constelações Familiares” (Ed. Santuário) e “Ah! Que bom que eu sei! A visão sistêmica nos contos de fadas” (Ed. Atman).

Sieglinde Schneider – Alemanha

Professora e orientadora em escolas, faz orientação sistêmica de jovens, casais e famílias e dirige grupos de autoexperiência com colocações de famílias e organizações. Acumulou experiência especial no atendimento a crianças com distúrbios de comportamento e/ou aprendizagem e os respectivos pais. Ensina como a colocação familiar pode ser transferida de modo intenso para a orientação individual lançando mão de figuras.

Serviço

Palestra: Fortalecer e reconstruir os vínculos familiares pela abordagem da Constelação Familiar

·         Palestrantes: Jakob Schneider e Sieglinde Schneider.

·         Data: 11 de junho de 2018.

·         Horário: das 14h às 16h.

·         Local: Auditório do Fórum da Justiça da Infância e da Juventude, localizado na 909 da Asa Norte.

·         Inscrições gratuitas (clique aqui).

·         Não haverá emissão de certificado.