TJDFT é destaque na gestão da coleta seletiva de resíduos

por ACS — publicado 2018-06-05T14:20:00-03:00

Separe, não pare

A política de separação dos resíduos sólidos, adotada pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT há nove anos, recebeu destaque no programa "Meio Ambiente por inteiro", da TV Justiça. O programa mostrou a importância dos agentes de reciclagem na coleta seletiva pelo país e qual a contribuição do Judiciário do DF nesse processo. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.

Durante o programa, a Coordenadora de Gestão Socioambiental do Tribunal falou sobre a política desenvolvida pela Casa e sobre o trabalho de conscientização do corpo funcional. "Nós resolvemos separar os resíduos da casa, os resíduos gerados pelo trabalho que executamos diariamente em dois tipos: recicláveis e não recicláveis. Tiramos as lixeiras de resíduos molhados, comida, café, tudo aquilo que não é reciclável, aquilo que é orgânico, das mesas e mantivemos só o cesto de lixo seco. Tiramos o saco plástico e, principalmente, tentamos demonstrar ao público, servidores e magistrados que, por trás daquele resíduo jogado para reciclagem, têm vidas, que são os catadores".

A coleta seletiva foi implementada no TJDFT em 2009, por meio do Programa Viver Direito, e está entre os itens monitorados pelo Plano de Logística Sustentável - PLS. Em 2017, o TJDFT destinou 223.285,70 kg de materiais à reciclagem, número 33,6% superior ao registrado em 2016. Do total de materiais doados às cooperativas de catadores, mais de 216 toneladas foram referentes a papel, conforme relatório de desempenho de metas do PLS da Casa.

Por meio do material doado, foram beneficiadas cerca de 10 cooperativas e quase 1000 famílias que vivem da reciclagem no DF. Além de convênio com a Central das Cooperativas para destinação do lixo reciclável seco, o TJDFT possui outras parcerias, sem custos, para descarte adequado de pilhas e baterias, material eletrônico e resíduos hospitalares. Desde 2015, o TJDFT conta com uma Central de Resíduos, cercada e protegida da contaminação pela chuva e por vetores e em local adequado à coleta.

Neste ano, uma vez que não será mais responsabilidade do SLU efetuar o gerenciamento dos resíduos não recicláveis e orgânicos produzidos pelos grandes geradores, entre eles o Tribunal, conforme dispõe a Lei Distrital 5.610/2016, o TJDFT contratou empresa, por meio de licitação, para realizar o gerenciamento dos referidos resíduos na Casa, desde a coleta até o transporte do lixo até uma unidade de tratamento.

Como forma de conscientizar o corpo funcional do Tribunal sobre as mudanças impostas pela lei distrital e reforçar a importância da separação correta dos resíduos, o TJDFT lançou a campanha “Separe, não pare”.

Responsabilidade socioambiental

Na vanguarda das ações sustentáveis do Poder Judiciário, desde 2009, o TJDFT atua na mitigação dos riscos ambientais, econômicos e sociais de suas atividades, por meio do Programa de Responsabilidade Socioambiental - Viver Direito. No site do Programa, são divulgados campanhas, leis, dicas e relatórios de desempenho sobre as ações sustentáveis do órgão.

Em 2012, o Tribunal implementou a Coordenadoria de Gestão Socioambiental – Cogesa, responsável pela articulação com as áreas, visando a implementação e manutenção de ações de responsabilidade socioambiental na Casa. Além disso, em 2015, aprovou seu Plano de Logística Sustentável – PLS, alinhado às resoluções do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e às diretrizes do Tribunal de Contas da União e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Clique aqui e saiba mais sobre as iniciativas de responsabilidade socioambiental do TJDFT.