Comitiva goiana conhece trabalho desenvolvido pela equipe do psicossocial do TJDFT

por ACS — publicado 2018-06-26T10:50:00-03:00

Visitantes

A Coordenadoria Psicossocial Judiciária do TJDFT – COORPSI recebeu, na manhã dessa segunda-feira, 25/6, a visita de uma comitiva de Goiás composta por juízes e equipes psicossociais das comarcas de Goiânia e de Anápolis. O objetivo era conhecer a unidade psicossocial do TJDFT, sua estrutura, divisões temáticas, metodologias, sistema informatizado e dados estatísticos, entre outros, a fim de implantar unidades psicossociais nos mesmos moldes nas respectivas Comarcas.

Os visitantes foram recebidos pela coordenadora da COORPSI, Eliane Resende, no Fórum Leal Fagundes, onde a unidade encontra-se instalada. Estiveram presentes, a diretora do Foro de Goiânia Maria Socorro de Sousa Afonso Silva e o coordenador judiciário Thiago Borges Dutra de Castro; a pedagoga da Secretaria Interprofissional Forense da Corregedoria Geral de Justiça Cyntia Araújo Bernardes; a assessora de Planejamento Estratégico do Foro de Goiânia, Jaqueline Martins e Silva. Do Juizado da Infância e da Juventude de Anápolis vieram o coordenador da Infância e Juventude para o interior - TJGO Carlos José Limongi Sterse; a psicóloga Michele Martins Gomes; a assistente social Michelle Jerônimo da Costa e a secretária administrativa Elmira Arruda Morais.

A motivação da visita foram as diversas ações implementadas pela COORPSI, entre elas o assessoramento às situações de violência contra a mulher, no qual o setor incrementou a metodologia de trabalho com grupos de acolhimento e avaliação, que possibilitou uma atuação mais célere dos magistrados, bem como o encaminhamento para a rede social de apoio a mulheres em situação de violência. Também no assessoramento relativo à violência contra crianças e adolescentes, a COORPSI mostra-se como referência nacional na capacitação sobre a técnica de entrevista forense referenciada pelo CNJ, com diversos cursos ministrados em distintas regiões do Brasil. 

Outra ação da COORPSI foi a realização de pesquisa sobre alienação parental, que resultou no livro "Alienação Parental: Um Retrato dos Processos e das Famílias em Situação de Litígio", lançado em 2012, com o apoio do TJDFT, sendo um referencial bibliográfico nacional no tema.

O sistema informatizado adotado pela COORPSI/TJDFT também é uma ação modelo. Em funcionamento desde novembro de 2016, possibilita o registro de dados dos casos atendidos, anexação de relatórios e pareceres técnicos, bem como elaboração de relatórios estatísticos. Além de modernizar o fluxo dos processos de trabalho, o sistema favoreceu a diminuição do uso de papel, a transparência, a organização e controle aos processos de trabalho administrativos.