1ª Vice-Presidente do TJDFT prestigia exposições e escolhe obras para o acervo

por MLC — publicado 2018-05-08T14:10:00-03:00

Primeira vice-presidente do TJDFT escolhe obra de arteNesta segunda-feira, 7/5, foi realizada a abertura das exposições de fotografias "Ponto de vista", em grego "Ápopsi", do fotógrafo Salveci dos Santos, e de pinturas, intitulada "Impressões", da artista plástica Maria Clara Marra, no Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte. O evento contou com a presença da 1ª Vice-Presidente do Tribunal, desembargadora Sandra De Santis, que escolheu uma obra de cada artista para compor o acervo do TJDFT.

Na oportunidade, a desembargadora conheceu toda a exposição junto com o fotógrafo e com a pintora. As obras escolhidas pela magistrada foram a pintura de óleo sobre tela “Por do Sol 103 Street” - 100x70 cm e a fotografia “Sacellum”, do latim Capela - 50x75 cm.

A artista plástica Maria Clara não conhecia o espaço no momento da sua inscrição, apesar de ter boas indicações do local. Quando conheceu disse que ficou muito satisfeita, pois percebeu que se encaixava com o seu trabalho. “O Memorial é um espaço quePrimeira Vice-Presidente escolhe obra de arte no Memorial TJDFT combina com a pintura que faço. Ter a oportunidade de mostrar o trabalho é a recompensa da dedicação e do tempo para fazer a pintura”, ressaltou.

Sobre as fotografias, Salveci declarou: “a minha ideia principal foi transformar os pontos turísticos de Brasília em arte moderna no estilo chamado equalização local. Eu temperei as cores”. O fotógrafo, que começou pela pintura, disse que passou dois anos criando as imagens e mais seis meses para dar o nome a cada uma. O artista criou o Foto Clube de Santa Maria, cidade satélite do DF, onde pessoas carentes têm a oportunidade de aprender a fotografar no curso básico de fotografia, participar de palestras, seminários, entre outras atividades. “O fotógrafo precisa saber olhar, ter sensibilidade, atenção, amor e carinho”, afirmou.

Estavam presentes a desembargadora aposentada Haydevalda Aparecida Sampaio, o juiz assistente da Primeira Vice-Presidência do TJDFT Omar Dantas Lima, entre outras autoridades e servidores da Casa.

As exposições ficam até 18/5 no Memorial TJDFT, localizado no 10º andar do Bloco A, na ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato por meio do e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte foi inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal e é coordenado pela desembargadora Sandra De Santis.