TJDFT participa da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira

por ACS — publicado 2018-05-18T16:45:00-03:00

TJDFT participa da 5ª Semana Nacional de Educação FinanceiraO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT, pela primeira vez, participa da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira, com ações voltadas para magistrados e servidores. Nesta sexta-feira, 18/5, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania Superendividados – CEJUSC/SUPER promoveu a mesa redonda “Vamos falar de dinheiro? – A educação financeira no âmbito do TJDFT”, no auditório Sepúlveda Pertence, localizado no Fórum de Brasília, com quatro palestras sobre contexto financeiro, educação financeira, aposentadoria e investimentos.  

A mesa de autoridades foi composta pela 2ª Vice-Presidente do TJDFT, desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, a juíza assistente da 2ª Vice-Presidência, Luciana Yuki Fugishita Sorrentino, e a coordenadora do CEJUSC/SUPER, juíza Caroline Santos Lima. 

Na abertura do evento, a 2ª Vice-Presidente mencionou o risco que o aumento crescente da oferta de crédito e apelo ao consumismo têm para a sociedade, gerando o fenômeno do superendividamento e preocupando diversos setores sociais. “Não podemos esperar por soluções legislativas, então o TJDFT criou o CEJUSC/SUPER, que vem tendo uma atuação muito eficiente junto ao seu público-alvo ao reduzir as demandas judiciais e trazer paz social”, declarou a desembargadora. 

Em seguida, tiveram início as palestras previstas. A primeira delas foi ministrada por Regina Coeli, da Subsecretaria de Pagamento de Pessoal – SUPAG, e Jaber Melo, do Serviço de Análise e Conferência da Folha de Pagamento – SERACOF. Foram abordados, principalmente, aspectos ligados aos empréstimos consignados feitos por magistrados, servidores e pensionistas do Tribunal. 

A segunda palestra, cujo tema foi “Educação financeira: planejamento para a vida”, foi feita por Rafael Rico, supervisor substituto do CEJUSC/SUPER, que refletiu sobre o tipo de relação ideal a ser tido com o dinheiro e incentivou os ouvintes a mudarem seus comportamentos com relação às finanças pessoais. “Vocês devem começar a investir o mais rápido possível, com objetivos específicos para o futuro, com qualquer quantia de dinheiro”, alertou. 

Em continuidade, a supervisora do Posto de Educação Financeira e Previdenciária do TJDFT, Patrícia Peres, dissertou sobre os planos e sonhos de aposentaria de cada um, e convidou os ouvintes a refletirem sobre o modo como gostariam de viver os últimos anos de vida e o que se deve fazer hoje para garantir um futuro mais tranquilo financeiramente. “A longevidade tem um custo que deve ser pensado e planejado”, afirmou. 

TJDFT participa da 5ª Semana Nacional de Educação FinanceiraPor fim, foi a vez do planejador financeiro Rodrigo Lago, que falou sobre a importância dos investimentos na palestra “Objetivos, escolhas e investimentos financeiros”. Ele listou os principais perfis dos brasileiros no que diz respeito à relação com o dinheiro e deu dicas de como investir e fazer escolhas corretas para se ter uma saúde financeira. Deixou como mensagem final a ideia de que “é muito mais importante aprender a guardar dinheiro do que investir”. 

Após as palestras, foi aberto um espaço para perguntas, quando os palestrantes puderam sanar dúvidas dos ouvintes presentes sobre questões gerais ligadas à educação financeira.

Na quinta-feira, 17/5, outra ação do TJDFT dentro da 5ª Semana Nacional de Educação Financeira foi a palestra “Noções básicas de investimento para uma vida financeira de sucesso”, ministrada pela servidora Patrícia Peres, do Posto de Educação Financeira e Previdenciária – PEFPREV. No evento, a servidora apresentou as diversas formas de investimento e instigou os participantes a pensarem sobre a relação com o dinheiro, planejamento e orçamento financeiro e ações práticas para a tomada de decisões.

A 5ª Semana Nacional de Educação Financeira é uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira - CONEF para promover a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF. O evento acontece de 14 a 20/5, com a realização de diversas ações educacionais promovidas por órgãos públicos e privados parceiros, em todo o Brasil. Para mais informações acesse: www.semanaenef.gov.br .