Acusados de matar pai e filho são condenados em Samambaia

por ASP — publicado 2018-05-08T16:35:00-03:00

O Tribunal do Júri de Samambaia condenou, no dia 3 de maio, Charles Luis Silva, vulgo Piu-Piu, Madson dos Santos Araújo, vulgo Masson ou Maçon e Gustavo Vieira Lima pelos homicídios de Lucas Paulo Teles Ribeiro (22 anos) e Luan Vitor Teles Vicente (11 meses), pai e filho, respectivamente. Charles e Madson foram condenados a 24 anos e 10 meses de reclusão. Já Gustavo, por não apresentar maus antecedentes, conforme análise dos relatórios acostados aos autos, e confessar espontaneamente a autoria do crime, foi condenado a 18 anos e 8 meses. Os réus não poderão recorrer em liberdade.

Os jurados reconheceram as três qualificadoras apresentadas na denúncia do Ministério Público, segundo a qual, o crime foi cometido por motivo torpe, mediante recurso que dificultou a defesa das vítimas e que resultou em perigo comum. Em relação ao menor Luan, o delito foi agravado por ter sido praticado contra pessoa menor de 14 anos. O crime foi motivado por sentimento de vingança, pois os acusados suspeitavam que Lucas havia participado do homicídio de um amigo deles.

Desta forma, os acusados Charles, Madson e Gustavo foram condenados nas  condutas descritas no artigo 121, §2º, incisos I, III e IV, do Código Penal (vítima Lucas), e art. 121, §2º, incisos III e IV e §4º, parte final (crime praticado contra pessoa menor de 14 anos), do Código Penal (vítima Luan Vítor). Charles e Madson ainda foram incursos no art. 29, do Código Penal, por concorrerem para o crime.

Entenda o caso

Em agosto de 2015, Charles, ao saber que seu desafeto Lucas dormia em um barraco com a esposa e o filho, determinou que Madson, Gustavo e uma terceira pessoa não identificada o matassem. Assim, Madson e essa pessoa cercaram o barraco e prestaram auxílio para Gustavo invadir e efetuar disparos de arma de fogo. Os disparos atingiram não só Lucas, mas também seu filho Luan, de 11 meses de idade.

Processo: 2015.09.1.023027-6