Inclusão no TJDFT é destaque em programa da TV Justiça

por ACS — publicado 2018-05-07T14:15:00-03:00

TV JustiçaO trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Inclusão do TJDFT foi destacado pelo programa STJ Notícias, que foi ao ar no sábado, 5/5, na TV Justiça. O programa tratou dos direitos das pessoas com deficiência, como transporte gratuito; atendimento preferencial; e cotas em concursos públicos. Os servidores do TJDFT Ernandes Feitosa e Simone Cosenza participaram do programa.

O servidor Ernandes Feitosa, aprovado há 6 anos no concurso público do TJDFT dentro da cota reservada a pessoas com deficiência, falou sobre as dificuldades de concorrer em igualdade de condições com os candidatos que não têm deficiência. Ele alega que os materiais de estudo não são adaptados a pessoas com deficiência, o que torna mais difícil a luta por um cargo público. “Não é fácil. O concurso também não é muito justo, em virtude das cotas, porque é ‘todo mundo colocando dentro do mesmo saco’ e deveria haver uma legislação mais específica acerca desse tema. Mas, de qualquer forma, eu sempre procurei estudar bastante e tentar ficar o melhor colocado possível na lista geral”.

A servidora Simone Cosenza, supervisora do Núcleo de inclusão do TJDFT, falou ao programa sobre o trabalho realizado pelo Núcleo de Inclusão do TJDFT: “O suporte para a pessoa com deficiência é individualizado, porque cada pessoa possui uma deficiência, um grau dessa deficiência, e uma necessidade especial. Assim que ela passa no concurso, ela passa por uma entrevista, na qual vão ser avaliadas essas necessidades e, de acordo com essa avaliação, a gente vai trabalhar para conseguir”.

O vídeo do programa está disponível no canal do Youtube da TV Justiça. O programa vai ao ar na TV Justiça todo sábado, às 13h, com reapresentações aos domingos (13h), segundas (7h30), terças (11h) e quintas (7h30).

Clique aqui para assistir ao vídeo. A reportagem com os servidores do TJDFT tem início no minuto 7’15.