Memorial do TJDFT participa da 16ª Semana Nacional de Museus de 14/5 a 20/5

por AF — publicado 2018-05-11T16:10:00-03:00

16ª Semana Nacional de MuseusO Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte vai participar da 16ª Semana Nacional de Museus promovida pelo IBRAM. A temporada de eventos acontece em todo o Brasil de 14/5 a 20/5. O memorial apresentará duas exposições de arte: Impressões, da artista plástica Maria Clara Marra, e Ápopsi, do fotógrafo Salveci dos Santos, além da exposição permanente histórico-institucional: livros, fotos, móveis, togas, esculturas, processos históricos, peças históricas, 18 painéis que contam a história do Tribunal de Justiça desde a sua origem, na antiga capital Salvador/BA, passando pela década de 60, até os dias atuais.  

Com o tema "Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos", a proposta é que museus e instituições participantes busquem amplificar suas relações com a comunidade e seu entorno. Em 2016, pesquisa do Ibram mostrou que no período da Semana de Museus a frequência de público nas instituições participantes chega a aumentar 79% em comparação à semana anterior.  Atualmente, o Ibram tem mapeados cerca de 3,8 mil museus no Brasil.

Em 2018, mais de 1,1 mil instituições participaram da Semana de Museus e realizaram mais de 3,2 mil eventos em 26 estados. As atividades propostas são as mais diversas – como exposições, ações educativas, exibição de filmes e bate-papos. O guia digital da programação nacional já está disponível no site semana@museus.gov.br.

 

Memorial TJDFT

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, cargo exercido pela desembargadora Sandra De Santis.