Memorial do TJDFT recebe visita de estudantes de Direito de Unaí e de Brasília

por AF — publicado 2018-05-24T19:10:00-03:00

Memorial do TJDFT recebe visita de estudantes de Direito de Unaí e de Brasília O TJDFT recebeu nesta semana visita de estudantes de Direito do Centro Universitário  Estácio de Brasília e da Faculdade CNEC de Unaí. As visitas foram acompanhadas pela equipe do Memorial do TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta e contaram com a palestra do juiz de Direito assistente da 1ª Vice-Presidência do Tribunal.

A primeira visita aconteceu na tarde dessa terça-feira, 22/5, quando seis estudantes, dos semestres finais do curso de Direito da Estácio Brasília, acompanhados do professor Francisco das Chagas G. de Melo, foram recepcionados pela equipe do Memorial e encaminhados à sessão de julgamento do Conselho Especial, órgão colegiado máximo do Tribunal. Depois, seguiram para o espaço cultural, onde assistiram ao vídeo “50 anos do TJDFT” e participaram de visita guiada pelos 18 painéis que contam a trajetória da Justiça na Capital. Os alunos também conheceram o acervo de fotos, processos marcantes, objetos históricos, togas, esculturas, mobiliário e obras de arte do museu. Ao final da visita, assistiram palestra do magistrado sobre a Justiça do DF.  

Na quinta-feira, 24/5, a segunda visita contou com a presença de 39 estudantes, dos 7º, 8º, 9º e 10º semestres do curso de Direito da Faculdade CNEC de Unaí, acompanhados do professor Fernando Lacerda Rocha. Os alunos assistiram parte da sessão de julgamento da Terceira Turma Criminal do Tribunal. Segundo o professor, os futuros aplicadores do Direito gostaram muito de ouvir as sustentações orais dos advogados das duas ações penais apreciadas pelo colegiado.

Após conhecerem os ritos da sessão de julgamento, a turma seguiu para o Memorial, onde também fizeram a visita guiada ao acervo do espaço cultural e conferiram a história da Justiça do DF, resumida no vídeo “50 anos do TJDFT”. Os alunos  puderam conhecer  ainda a estrutura do Tribunal e saber um pouco mais sobre os desafios atuais do Judiciário brasileiro, através da palestra do juiz-Assistente da 1ª Vice-Presidência.

Conforme dados apresentados pelo magistrado, tramitam nos tribunais do Brasil mais de 100 milhões de processos, distribuídos para cerca de 16 mil juízes. “A sobrecarga do Judiciário decorre do excesso da demanda e da carência de juízes, o que se tornou um grande desafio para uma Justiça mais célere”. Ainda segundo o palestrante, além desse problema, vários outros entraves precisam de solução, como os excessos do sistema recursal; a judicialização de questões que poderiam ser resolvidas no âmbito da Administração Pública; a cultura da litigância. Como Memorial do TJDFT recebe visita de estudantes de Direito de Unaí e de Brasília exemplo, o juiz citou a demanda relativa às varas de Execução Fiscal, que correspondem, atualmente, a 1/3 de todos os processos em trâmite no Judiciário.

O juiz terminou a palestra destacando a importância do fortalecimento das instituições e o papel fundamental das novas gerações para superarmos a crise que se assola no país.  

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, localizado no 10º andar do Bloco A, Ala A, funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e abre seu espaço para visitas espontâneas e monitoradas. Se você deseja trazer o seu grupo ou escola, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelo telefone (61) 3103-5893 e reserve seu horário. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenado pela desembargadora Sandra De Santis.