Programa Justiça Comunitária recebe visita da 2ª Vice-Presidente do TJDFT

por ACS — publicado 2018-05-22T08:15:00-03:00

Programa Justiça Comunitária recebe visita da 2ª Vice-Presidente da Casa, Desembargadora Ana Maria Amarante Brito O Programa Justiça Comunitária - PJC, do TJDFT, recebeu na última sexta-feira, 18/5, a visita da 2ª Vice-Presidente da Casa, desembargadora Ana Maria Amarante Brito, na sede do PJC, Fórum de Ceilândia. O encontro contou com a participação da juíza assistente Luciana Yuki e do juiz Franco Piccolo, titular do Juizado Especial Criminal de Ceilândia e diretor substituto daquele fórum. A juíza Gláucia Falsarella Foley, coordenadora do Justiça Comunitária, recebeu os visitantes juntamente com os agentes comunitários de Justiça e cidadania em atuação na Ceilândia e em São Sebastião, bem como os servidores que compõem a equipe interdisciplinar do Programa. 

Abrindo a visita, a juíza Gláucia Foley lembrou do seu ingresso na magistratura do DF, quando assumiu a 1ª Vara Criminal de Brasília, em substituição à desembargadora Ana Maria Amarante e de sua admiração imediata pelo vigor, sensibilidade e inteligência da magistrada, então convocada para exercício na 2ª. Instância. Na sequência, a juíza abordou aspectos sobre a Mediação Comunitária, o atual contexto do PJC e seus eixos de atuação: a mediação de conflitos, a educação para os direitos e a animação de redes sociais.

A apresentação de todos, na ocasião, foi realizada por meio de um Círculo Comunitário - metodologia que atualmente vem sendo aprimorada e desenvolvida nas práticas do PJC, pela qual, antecedendo à abordagem de um conflito específico, as relações e o diálogo são trabalhados com humanidade e respeito, favorecendo a horizontalidade e a percepção do outro com mais empatia.

A desembargadora Ana Maria exaltou o trabalho voluntário e responsável realizado pelos agentes comunitários: “Quando vemos um trabalho como esse, estimulando a comunidade a buscar soluções para seus problemas, percebemos que ela se torna também muito mais comprometida com o cumprimento das escolhas que constrói. O trabalho do PJC é magnífico e causa admiração a todos. Vocês fazem parte do que vem de mais encantador nos meus novos desafios e me coloco à inteira disposição nesse trabalho”.

Vilson Mesquita, agente comunitário em São Sebastião, comentou: “Foi um encontro muito importante. É natural que a gente tenha expectativas com gestões novas. A presença da desembargadora Ana Maria no Justiça Comunitária, por tudo que ela representa, disponibilizando-se e se comprometendo conosco, vem fortalecer o Programa e o nosso trabalho".

O Programa Justiça Comunitária  é um dos núcleos subordinados à 2ª Vice-Presidência do TJDFT. Sua atuação incentiva a comunidade a desenvolver mecanismos próprios de resolução de conflitos, por meio do diálogo, participação social e efetivação dos direitos humanos. Os agentes comunitários de Justiça, voluntários capacitados, atuam para que a sua comunidade conheça seus direitos e recursos, mantenha espaços de diálogo e consiga se articular para a resolução de suas demandas coletivas. O Programa foi o vencedor da 2ª edição do Prêmio Innovare em 2005, na categoria Tribunal de Justiça e tem sido apontado como referência nacional pelo Ministério da Justiça.