TJDFT promove exposição comemorativa antitabagismo

por ACS — publicado 2018-05-29T18:00:00-03:00

pro vida com saude sem tabacoEm comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, 31/5, o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho – Pró-Vida, do TJDFT, promove a exposição “Trajetória do Programa de Controle de Tabagismo no Brasil”. É possível conferir os trabalhos no corredor de passagem entre os blocos A e B, no 2º andar do Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa, na Circunscrição de Brasília, até o dia 1º de junho.

Anualmente, em 31 de maio, a OMS e seus parceiros comemoram o Dia Mundial Sem Tabaco para alertar sobre os riscos do tabagismo e defender políticas para reduzir o consumo de tabaco. Para 2018, a OMS definiu o tema “Tabaco e doença cardíaca” para ser trabalhado internacionalmente.

O Dia Mundial Sem Tabaco 2018 coincide em uma série de iniciativas e oportunidades globais destinadas a combater a epidemia do tabagismo e seus impactos na saúde pública, especialmente na causa de morte e de sofrimento de milhões de pessoas em todo o mundo. 

Com saúde, sem tabaco”

O Pró-Vida conta com o Programa “Com saúde, sem tabaco” que visa prestar assistência aos servidores e magistrados que sofrem com a dependência e desejam parar de fumar. Além disso, estimula a reflexão de todos sobre o tabagismo e sua influência negativa na qualidade de vida de muitas pessoas.

O Programa realiza reuniões semanais para apoio ao fumante que deseja deixar o cigarro, tal como é preconizado pelo Instituto Nacional do Câncer - INCA. Essas reuniões são multidisciplinares e contam com a participação de vários profissionais, tais como médico, psicólogo, educador físico, odontólogo e nutricionista.

Os profissionais são capacitados pelo Núcleo de Prevenção da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) sob a responsabilidade da Coordenação de Tabagismo do Distrito Federal.