VIJ/DF e Grupo Aconchego celebram Semana Nacional da Adoção com programação especial

por LC/SECOM/VIJ-DF — publicado 2018-05-18T22:40:00-03:00

A Vara da Infância e da Juventude do DF – VIJ/DF e o Aconchego – Grupo de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária realizam, de 20/5 a 1º/6, uma série de eventos na Semana Nacional da Adoção, para celebrar o Dia Nacional da Adoção, 25 de maio. A data é importante para se lembrar de um direito regulamentado e garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA a todas as crianças e adolescentes do Brasil: o direito à convivência familiar.

Durante toda a semana, haverá programação especial. Serão realizadas exposições, palestras, caminhada e dança para lembrar a data e inspirar reflexões. As atividades terão início no domingo, 20/5, com a 1ª Caminhada de Apoio à Adoção de Brasília, às 9h, com concentração no Banco Central.

No dia seguinte, segunda-feira, a programação segue com a exposição “Famílias Aconchegantes”, no Conselho Nacional de Justiça – CNJ, de 21 a 25/5, das 8h às 18h, e no Congresso Nacional, de 28/5 a 1º/6, das 9h às 19h.

Na sexta-feira, 25/5, no auditório da VIJ/DF, acontece o evento “Diálogos sobre Adoção”, uma tarde de reflexões sobre a temática com palestras que abordarão aspectos legais da adoção, a constituição da parentalidade na adoção tardia, o tempo de espera da criança, além de debates e depoimentos de famílias formadas a partir da adoção. A abertura está prevista para as 14h30, com a presença do assessor técnico da VIJ/DF, Eustáquio Coutinho. Clique aqui e confira a programação completa.

A Semana Nacional da Adoção contempla ainda um momento de “Dança Circular”, no domingo, 27/5, às 17h, na Praça dos Três Poderes.

Participe, divulgue e prestigie! Existe um sonho de que toda criança e adolescente tenha uma família para chamar de sua.

Adoção: um vínculo de amor

Adotar é acreditar que o vínculo de amor é mais forte do que o da hereditariedade, e que uma família pode ser formada pela junção de pessoas de origens diferentes. O Dia Nacional da Adoção foi criado em 1996, na primeira edição do Enapa – Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção. Hoje, existem no Distrito Federal 118 crianças e adolescentes cadastrados para adoção e 510 famílias habilitadas à espera dos seus filhos por meio da adoção.

Semana Nacional de Adoção 2018