Cerimônia de premiação celebra vencedores do “III Prêmio Boas Práticas”

por MLC — publicado 2018-03-14T18:55:00-03:00

primeiro, segundo e terceiro lugar premiadosNesta terça-feira, 14/3, foram revelados os vencedores do “III Prêmio Boas Práticas” do TJDFT. O primeiro lugar ficou com o juiz Joel Rodrigues Chaves Neto, que idealizou o Projeto de Desarquivamento Centralizado – PRODESC, ferramenta eletrônica que cria uma estrutura de tratamento de processos, acompanhamento e pedido de desarquivamento de autos de forma virtual. O Prêmio, que visa valorizar e reconhecer as iniciativas de magistrados e servidores, teve nesta edição o patrocínio da Amagis-DF e Assejus, que ofertaram os valores em dinheiro.

A cerimônia de premiação foi prestigiada pelo Presidente do Tribunal,  desembargador Mario Machado; o 2º Vice-Presidente, desembargador José Jacinto Carvalho; o juiz Luis Martius Bezerra Júnior, representando o Corregedor; o Presidente da Comissão Gestora do Banco de Boas Práticas do TJDFT e juiz assistente da Presidência, Carlos Alberto Martins Filho; o juiz assistente da Presidência Gilmar Soriano; a juíza assistente da 2º Vice-Presidência e integrante da Comissão Gestora do Banco de Boas Práticas, Luciana Sorrentino; o Presidente da Amagis DF, juiz Fábio Esteves; o Presidente da Assejus, Epitácio Júnior; o Secretário-Geral da Casa, Celso Sousa Neto, autoridades e servidores.

O Presidente da Comissão Gestora do Banco de Boas Práticas do TJDFT, juiz Carlos Alberto, agradeceu a administração superior e lembrou as palavras usadas pelo Presidente do Tribunal, Mario Machado, no dia de sua posse “austeridade e criatividade”, atitudes utilizadas para o desenvolvimento das boas práticas. Agradeceu o apoio da Amagis e Assejus, e finalizou afirmando: “Estamos sempre em busca de um Tribunal melhor”.

O vencedor, juiz Joel Rodrigues, parabenizou o Tribunal pela iniciativa nesse momento de crise: “Esse é o caminho para um outro patamar”, declarou. Elogiou todos que se inscreveram, pois todas as ideias trazem contribuição e aprimoramento ao trabalho. Sobre o PRODESC, disse ser “um pouco complexo, perseguido há mais de 1 ano, cujo o principal objetivo é diminuir o acúmulo de feitos e automatizar os processos de trabalho”. Também agradeceu os servidores envolvidos diretamente no projeto, o empenho do 1º Vice-Presidente, Humberto Ulhôa e a Presidência.

O desembargador Mario Machado, iniciou e finalizou sua fala destacando a importância desse Prêmio. “Eu apelo que continuem com essa iniciativa de Boas Práticas! Ela é muito importante! Incentiva e reconhece o trabalho desenvolvido para o melhoramento dos serviços prestados pelo Tribunal”. O magistrado ainda afirmou que toda ideia pode ser concretizada, independente de premiação. “Somos a família judiciária do DF, precisamos trabalhar juntos”, ressaltou.

Nesta III edição do Prêmio, foram inscritas 77 ideias, sendo que 16 cumpriram os requisitos estipulados no edital com potencial para contribuir com o aperfeiçoamento da governança no Tribunal e práticas que já se têm mostrado eficazes no mesmo sentido. Após o encerramento das inscrições, a Comissão Gestora analisou cada uma e escolheu as cinco finalistas que foram trazidas para votação do público interno.

Concorreram ao primeiro lugar as finalistas AVANT!, CITAFIRMA, PRODESC, SGP e RELAT. A mais votada recebeu o prêmio em dinheiro no valor de R$ 5 mil; a segunda, R$ 3 mil e a terceira, R$ 2 mil. Todos receberam o Selo de Reconhecimento Institucional e receberão ainda registro na pasta funcional. O Selo é conferido também à unidade onde a prática já está sendo executada. Nessa edição, terão direito o 1º e o 3º lugar.

 

Conheça os vencedores:

1º lugar: PRODESC - O Projeto de Desarquivamento Centralizado é um sistema de gestão e governança baseado em ferramenta eletrônica que cria uma estrutura de tratamento de processos, acompanhamento e pedido de desarquivamento de autos de forma virtual. Com o PRODESC, é possível reduzir a impressão diária de três mil folhas e liberar espaços físicos ocupados por arquivos.

2º lugar: CITAFIRMA - O Convênio de Citação para Empresas Conforme CPC propõe reforçar o cadastramento de pessoas jurídicas, convidando/intimando as empresas a efetuarem o cadastro no sistema do PJe, para que a citação e   demais intimações possam ser realizadas via SISTEMA.

3º lugar: SGP - O Sistema de Gestão de Precatórios foi desenvolvido com o objetivo de otimizar a gestão dos pagamentos de precatórios e RPVs, considerando que os sistemas corporativos disponíveis (SISPL e SISTJWEB) não possuem dados de pagamento e funcionalidades relativas a cálculos de atualização e impressão de alvarás. Quarto e quinto lugar.

4º lugar: AVANT! - No Sistema de Controle de Trâmite Processual em Gabinetes de   2ª Instância - AVANT!, os processos e recursos são cadastrados, distribuídos aos servidores e encaminhados ao desembargador de forma   organizada e monitorizada. O objetivo é facilitar, controlar e agilizar o trâmite dos feitos.

5º lugar: RELAT - O Relatório do PJe foi pensado para ser um instrumento de gestão do PJe que permite verificar e sanar eventuais irregularidades por meio da análise do lapso temporal dos processos em sua última tarefa. A ideia é gerar um relatório no PJe, com as seguintes informações: número do processo, nomes das partes, descrição e data do último movimento.