Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

Corregedor do TJDFT participa do 77º ENGOGE no Pará

por ACS — publicado 26/03/2018

O Corregedor da Justiça do DF, desembargador José Cruz Macedo, participou do 77º Encontro do Colégio Permanente de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil - ENCONGE, realizado de 21 a 23/3, em Belém-PA, para o debate das boas praticas realizadas pelos tribunais de cada estado. Os juízes assistentes da Corregedoria, Omar Dantas e Caio Brucoli também estiveram presentes no evento.  

Realizado a cada quatro meses, o encontro visa estimular a troca de experiências, o compartilhamento de conhecimentos e, principalmente, a busca de alternativas para aprimorar a prestação dos serviços judiciais e extrajudiciais. As palestras servem de estímulo para o estabelecimento de diretrizes de atuação das Corregedorias de Justiça de todo o país.

A abertura contou com a palestra da Conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Tereza Uille Gomes, sobre os “Critérios para a interdição de estabelecimentos prisionais”. Na ocasião, também foram debatidos os temas judicialização da saúde, direito internacional e fiscalização dos serviços extrajudiciais, com exposição de boas práticas empreendidas nos diversos estados.

Nesta edição, o encerramento ficou por conta do corregedor nacional de Justiça e ministro do Superior Tribunal de Justiça - STJ, João Otávio de Noronha. Na ocasião, o magistrado salientou que as mudanças no Judiciário brasileiro devem começar internamente. "A sociedade nos exige produtividade. Temos que começar a pensar de forma técnica, nos utilizando da metodologia e da gestão". E destacou, ainda, aos colegas: "nós temos que lutar pela nossa eficiência. E é por isso que eu defendo a fiscalização da produtividade não só na 1ª, mas também na 2ª instância. " 

Ao final do encontro, os corregedores de quase todo o país aprovaram a Carta de Belém, com deliberações acerca dos assuntos que foram debatidos na programação do encontro, como a questão da judicialização da saúde, a adoção de crianças acima de 8 anos e o apoio a projetos que levam a Justiça às comunidades isoladas do país. Confira a carta divulgada no site do TJPA.

Com informações do TJPA