TJDFT na vanguarda inicia nova forma de coleta seletiva

por ACS — publicado 2018-03-15T01:25:00-03:00

Separe, não pare

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT inicia uma nova fase de sua coleta seletiva. Na vanguarda desde 2009, o Tribunal agora é responsável pelo gerenciamento dos resíduos não recicláveis e orgânicos conforme determina a Lei Distrital 5.610/2016.

A separação correta na origem e o armazenamento temporário seguro fazem parte das orientações do Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos, feito pelo Tribunal em 2012, logo após a publicação da Lei 12.305/2010, que implantou a Política Nacional dos Resíduos Sólidos. A empresa Green Ambiental e Reciclagem LTDA-ME venceu a licitação e será a responsável pelo gerenciamento dos referidos resíduos no Tribunal nos próximos anos.

Com a separação correta do lixo, o TJDFT contribui também com a renda de cerca de mil famílias de catadores que vivem da coleta de resíduos do Tribunal. A coleta seletiva foi implementada nos prédios do TJDFT em 2009, quando foi instituído o Programa de Responsabilidade Socioambiental Viver Direito.

Ao longo dos anos, diversas ações de conscientização e de redução de custos foram adotadas. Para diminuir gastos, uma nova postura foi gerada entre os servidores e magistrados, que participam do programa, para que a coleta seletiva seja feita corretamente. Assim, a ação tornou-se permanente e tem sido um exemplo reconhecido por outros órgãos públicos.