A eficácia do curso de preparação para adoção no DF é tema de artigo de supervisor da VIJ/DF

por SECOM/VIJ-DF — publicado 2018-11-22T06:00:00-03:00

Servidor Walter GomesA Lei 12.010/2009 tornou obrigatória a participação em curso de preparação psicossocial e jurídica a qualquer pessoa interessada em se habilitar para adotar uma criança ou adolescente. Segundo Walter Gomes, supervisor da Seção de Colocação em Família Substituta da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal – VIJ-DF, esse curso de preparação se transformou em relevante balizador de uma nova cultura de adoção que está sendo consolidada, especialmente pela gradativa mudança no perfil das crianças desejadas pelos candidatos.

No seu mais recente artigo, publicado nesta quarta-feira, 21/11, o supervisor sustenta a eficácia do curso de preparação para adoção no DF. De acordo com Gomes, a equipe interprofissional de adoção da VIJ-DF tem garantido aos postulantes à adoção a imersão em um curso com metodologia diferenciada, o que tem resultado em um número cada vez maior de requerentes abrindo-se à possibilidade do acolhimento de crianças com idade mais avançada, pré-adolescentes e adolescentes, grupos de irmãos e crianças com graves problemas de saúde.

De janeiro de 2017 a outubro de 2018, a VIJ-DF promoveu 160 adoções, incluindo 90 crianças com faixa etária acima de 2 anos, 28 grupos de irmãos – de 2 a 6 membros – e 13 adotados com complexos problemas de saúde. “Esse perfil diferenciado de adoção é indiscutivelmente o resultado direto do curso de preparação psicossocial oferecido aos postulantes pela VIJ-DF”, afirma Walter Gomes.

O supervisor explica que faz parte do protocolo técnico adotado pela equipe psicossocial da Vara disponibilizar aos participantes um formulário de avaliação no último dia do curso. De janeiro a outubro de 2018, dos 321 postulantes que participaram das turmas de preparação, 310 preencheram o formulário. E o resultado surpreendeu positivamente a equipe: 95% aprovaram o curso e registraram espontaneamente vários tipos de elogios.

“O feedback dado pelos requerentes a respeito do curso de preparação oferecido e conduzido pela equipe psicossocial que assessora os magistrados da Infância e da Juventude do Distrito Federal referenda o acerto do legislador quando fixou na Lei 12.010/09 a preparação como pré-requisito para a habilitação e também ratifica a relevante importância do trabalho desenvolvido pelos psicólogos e assistentes sociais da Justiça Infantojuvenil”, avalia Gomes.

No artigo, o supervisor transcreve o depoimento de uma mãe adotiva que pretendia inicialmente adotar um bebê, mas que, após realizar o curso de preparação da VIJ-DF, optou por adotar um grupo de três irmãos. “Confesso que tudo que vivenciei durante o curso foi uma espécie de parto emocional, e ao final consegui enxergar em mim uma gigantesca capacidade afetiva de adotar não mais um bebê, mas um grupo de três irmãos. O curso me possibilitou substituir a visão romântica típica de novela por uma visão mais realista e adequada à realidade do cadastro de disponibilizados para adoção”, conta a mãe.

Clique aqui para ler a íntegra do artigo intitulado “A inquestionável eficácia do curso de preparação para adoção no DF”.