CEJUSC/BSB encerra atividades da Semana Nacional da Conciliação com plantio de árvores

por MLC — publicado 2018-11-21T16:35:00-03:00

Foto da equipe Cejusc Brasília posando em frente à uma muda de árvore plantadaO Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC/BSB encerrou as suas atividades referentes à Semana Nacional da Conciliação com o plantio de árvores, na última sexta-feira, 16/11. A coordenadora do Centro, juíza Camille Javarine, junto com servidores e estagiárias, plantaram 30 mudas de diversas espécies, doadas pela NOVACAP. A ação contou com o apoio da van do CEJUSC de Trânsito. 

As mudas foram plantadas, no período chuvoso, o mais adequado para o manejo, em área próxima ao Bloco B do Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa com a participação da equipe da NOVACAP. A doação das mudas ocorreu na Semana do Meio Ambiente, em junho de 2018, como parte da campanha “Concilie Também com o Meio Ambiente”, uma parceria entre TJDFT e NOVACAP. 

No Dia Mundial do Meio Ambiente, 5/6, o CEJUSC/BSB presenteou os participantes das sessões de conciliação realizadas no Centro com sementes de plantas, convidando-os a cultivar a paz. Também aproveitou a data para reforçar a relevância em não serem disponibilizadas cópias das atas das sessões de conciliação e mediação, considerando-se a possibilidade de serem fotografadas pelos participantes ou acessadas pelo sistema posteriormente. Com a medida, estima-se a economia média de 230 kg de papel, por ano, de modo a fomentar as metas socioambientais do TJDFT. 

SNC foto da equipe Cejusc Brasília em frente à van do Trânsito2018 

A 13ª Semana Nacional de Conciliação aconteceu de 5 a 9/11 em todo o país. A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, do Trabalho e Federais.

No TJDFT, os esforços concentrados para a promoção e a difusão dos métodos consensuais de resolução de conflitos começaram uma semana antes, no dia 29/10, ampliando em três dias úteis a duração oficial do evento estabelecida pelo CNJ.

A abertura oficial do evento aconteceu dia 5/11, no auditório do TJDFT, e contou com a presença do Presidente do Supremo Tribunal Federal – STF e do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, ministro Dias Toffoli, entre outras autoridades do sistema de Justiça. 

Várias ações integraram a SNC 2018 no TJDFT. Entre elas, a divulgação dos serviços na área de conciliação e mediação na ação na Rodoviária; Mesa-redonda “Consumo Sustentável e Superendividamento”; webinar “TJDFT Talks: Experiências sensíveis na promoção do acesso à Justiça” e blitz educativa em parceria com o Detran.