Corregedoria Nacional de Justiça inicia inspeção no TJDFT

por ACS — publicado 2018-11-19T13:05:00-03:00

Inspeção CNJO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT recebeu, na manhã desta segunda-feira, 19/11, o Corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, para dar início aos trabalhos de inspeção dos setores administrativos e judiciais da Justiça comum de segundo grau do Tribunal e das serventias extrajudiciais do Distrito Federal. A inspeção será realizada durante toda a semana, até sexta-feira, 23/11, nos setores administrativos e judiciais da Justiça comum de 2º grau e nas serventias extrajudiciais do Distrito Federal.

O ministro Humberto Martins foi recebido pelo Presidente do TJDFT, desembargador Romão C. Oliveira, por diversos desembargadores, entre eles as 1ª e 2ª Vice-Presidentes, desembargadoras Sandra De Santis e Ana Maria Duarte Amarante Brito, e o Corregedor da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador Humberto Adjuto Ulhôa; além de juízes e juízas das diversas circunscrições do DF.

Durante o evento de abertura dos trabalhos, o Presidente do TJDFT, desembargador Romão C. Oliveira fez uso da palavra deu as boas-vindas ao Corregedor com “absoluta tranquilidade e gratidão, por ter escolhido o TJDFT para o início dos trabalhos na data consagrada à bandeira nacional”. O Presidente lembrou que, na inspeção anterior, “41 providências foram recomendadas e todas elas foram implementadas ou tiveram o início da implementação pautado”.

O ministro, que ainda visitará os Tribunais de Justiça de todos os estados, agradeceu a acolhido do TJDFT e ressaltou o caráter didático e não punitivo da inspeção. Nesta tarde, a partir das 16h, o ministro Corregedor fará atendimento público na sala de reuniões da Presidência do TJDFT, localizada no bloco D da sede do Tribunal. Os trabalhos forenses e os prazos processuais no Tribunal não ficarão suspensos em função dessas atividades.Inspeção CNJ

Inspeção

O procedimento de rotina, determinado pela Portaria n. 79, de 12 de novembro de 2018, da Corregedoria Nacional de Justiça, tem por objetivo verificar a situação atual do Poder Judiciário na unidade da federação, havendo ou não evidências de irregularidades, assim como a evolução dos trabalhos judiciais após a última inspeção, realizada em março de 2017.

Nos trabalhos de inspeção, o Corregedor terá o apoio da desembargadora federal Daldice Maria Santana de Almeida, conselheira do Conselho Nacional de Justiça, além dos juízes Marcio Luiz Coelho de Freitas, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1); Kelly Cristina Oliveira Costa, do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF 2); Sérgio Ricardo de Souza, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), e Jorsenildo Dourado do Nascimento, do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).