TV Globo destaca 'blitzes' da Semana Nacional da Conciliação

por ACS — publicado 2018-11-08T13:10:00-03:00

Desa Ana Maria DuarteO Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT participa, até sexta-feira, 9/11, da 13ª Semana Nacional da Conciliação, mobilização realizada em todo o país pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ para a promoção e a difusão dos métodos consensuais de resolução de conflitos. Algumas das ações promovidas pelo TJDFT, em parceria com o DETRAN/DF, são as blitzes educativas, que têm objetivo de promover ações educacionais preventivas e divulgar os serviços do Tribunal na área da mediação de conflitos de trânsito.

A primeira blitz, realizada quarta-feira, 7/11, próxima à Torre de TV, foi tema de reportagem do DFTV 2ª edição, que foi ao ar no mesmo dia (clique aqui para assistir ao vídeo). A matéria apresentou o Juizado Especial de Trânsito do TJDFT como uma forma rápida, gratuita e fácil para tentar um acordo, no caso de acidentes sem vítimas. O projeto existe há 19 anos para evitar que brigas no trânsito aconteçam. Só no ano de 2017, 1195 atendimentos foram realizados e, em 88% dos casos, os condutores chegaram a um acordo.

Desembargadora Ana Maria Duarte realizando divulgação em blits educativaA desembargadora Ana Maria Duarte Amarante Brito, 2ª Vice-Presidente do TJDFT, ressaltou os benefícios do serviço prestado pelo Tribunal. “Economiza-se tempo, economiza-se recursos financeiros e as partes resolvem logo. Só tem o ganha-ganha nesse caso”, afirmou a magistrada.

Nesta quinta-feira, 8/11, a matéria foi exibida também no Bom Dia DF, da Rede Globo. A reportagem mostra a desembargadora fazendo a divulgação do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania do Trânsito CEJUSC-TRAN para motoristas parados na blitz. "Economiza-se tempo, recursos financeiros porque não há custo judicial. Não há dispêndio com advogados. As partes resolvem logo. Só tem o ganha-ganha nesse caso", declarou a 2ª Vice-Presidente sobre a facilidade de resolver o conflito de trânsito pelo TJDFT. Para assistir a matéria, clique aqui.

Outra blitz educativa estava programada para acontecer nesta quinta-feira, 8/11, nas proximidades da Rua das Palmeiras, em Taguatinga, mas precisou ser desmarcada devido às condições do tempo. Há previsão para blitz amanhã, das 9h às 11h,  próximo ao Hospital São Francisco, em Ceilândia, a depender, novamente, da previsão de chuva.

Para chamar o Juizado de Trânsito, apenas em acidentes sem vítimas, basta ligar para 0800-6442020.

Semana Nacional de Conciliação

A 13ª Semana Nacional de Conciliação acontece de 5 a 9/11 em todo o país. No TJDFT, as ações começaram uma semana antes, no dia 29/10, ampliando em três dias úteis a duração oficial do evento estabelecida pelo CNJ.

Como parte da programação, foram realizados, na última semana, a mesa-redonda “Consumo Sustentável e Superendividamento” e a divulgação dos serviços do TJDFT na Rodoviária do Plano Piloto. Nesta semana, aconteceram a webinar “TJDFT Talks: Experiências sensíveis na promoção do acesso à Justiça”, as blitzes educativas em parceria com o Detran-DF, além de outras atividades envolvendo os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e de Cidadania – CEJUSCs espalhados pelo DF.

Clique aqui e confira a programação completa da 13ª Semana Nacional da Conciliação no TJDFT.