Estudantes de Direito da UCB visitam o Memorial do TJDFT

por CL — publicado 2018-11-06T16:05:00-03:00

Estudantes da UCB visitam Memorial TJDFTNesta terça-feira, 6/11, o TJDFT recebeu a visita de 21 estudantes de Direito da Universidade Católica de Brasília - UCB. Os alunos foram recebidos pela equipe do Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional - NUAMI, no hall do Palácio Ruy Barbosa, e tiveram a oportunidade de acompanhar uma sessão realizada pelo Conselho Especial e conhecer a Sala de Sessões Plenárias do Tribunal.

Em seguida, os estudantes se dirigiram ao Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte, aonde, após assistir a um vídeo institucional, foram guiados pelos 18 painéis que contam a história do Tribunal de Justiça da capital federal, desde sua origem, passando pela década de 60, até os dias atuais. Na ocasião, os visitantes puderam apreciar processos, livros, fotos, móveis, togas, esculturas e outras peças históricas.

Para finalizar a visita, os alunos assistiram a uma palestra explicativa sobre o histórico do Tribunal, a estrutura do poder judiciário e a composição da Casa.

Segundo a professora Jéssica Sampaio, que organizou a visita, essas idas ao Tribunal são importantes por possibilitarem o contato dos alunos com o judiciário. A professora também elogiou o roteiro da visita e a facilidade do contato com o Tribunal para marcar o encontro.

Memorial TJDFT

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada hoje pela desembargadora Sandra De Santis.