Estudantes do Instituto Federal de Brasília visitam Complexo Arquivístico do TJDFT

por SS — publicado 2018-11-08T17:45:00-03:00

Estudantes do Instituto Federal de BrasiliaNa quarta-feita, 7/11, cerca de 30 alunos do curso Técnico em Secretariado do Instituto Federal de Brasília – IFB, campus São Sebastião, realizaram uma visita técnica ao Complexo Arquivístico do TJDFT, localizado na Quadra 4 do Setor de Abastecimento de Arquivo Norte - SAAN.

A visita foi solicitada pela professora Lucineide Fontinele Rodrigues, docente dos ensinos Básico, Técnico e Tecnológico em Secretariado do IFB, com o intuito de ilustrar os princípios arquivísticos e métodos de arquivamento estudados na disciplina de Gestão Documental.

Os alunos visitaram os galpões do complexo arquivístico e foram recebidos pelos responsáveis pelos setores, que explanaram as atividades referentes a cada etapa, tiraram dúvidas sobre as rotinas de trabalho e exemplificaram vários dos conceitos aprendidos em sala de aula, aplicados ao contexto do TJDFT.

Os estudantes aprenderam também sobre o Projeto de Digitalização de Processos, uma importante etapa do tratamento arquivístico do Tribunal, que funciona na Área Especial 08 do Guará II. Além de propiciar uma prestação jurisdicional mais moderna e célere, a digitalização impulsiona a redução de gastos e de consumo de papel e, no caso do contrato firmado pelo TJDFT, proporciona a inclusão social de pessoas com deficiência, que trabalham no projeto.