Juíza do TJDFT fala sobre superendividamento para o site da Agência Brasil

por MLC — publicado 2018-11-12T15:55:00-03:00

Cejusc Super 2018A juíza do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, Caroline Lima, coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania Superendividados - Cejusc/Super,concedeu entrevista para o site da Agência Brasil, publicada nesta segunda-feira, 12/11. O tema foi superenendividamento e seus reflexos. Clique aqui e acesse a reportagem completa. 

Para a magistrada, o superendividamento ocorre por diversas causas: “pode ser algo episódico, não planejado e que envolva uma despesa extra considerável, como uma doença na família”. Segundo a juíza, “o superendividamento é um fenômeno que não se relaciona diretamente a momentos de recessão econômica no país”. 

Caroline ressalta a importância de aprender a lidar com o dinheiro desde pequeno: “a maioria das pessoas não recebeu educação financeira na escola ou na família e isso tem reflexos ao longo da vida, tornando essas pessoas mais vulneráveis ao superendividamento”. Ela acrescenta que a falta de educação financeira aliada à concessão irresponsável de crédito são os principais vetores do superendividamento no Brasil. 

Na entrevista, a coordenadora do Cejusc/Super destaca a preocupação com as pessoas idosas que estão em situação de superendividamento. “É preocupante porque o problema ocorre justamente num momento da vida em que as despesas são maiores e as pessoas envolvidas estão mais fragilizadas”, declarou. 

Nos últimos três anos do Cejusc/Super, foram realizadas 1352 audiências de conciliação relacionadas ao Superendividados que resultaram em 464 acordos (índice de 45% de acordos). Ainda, os cidadãos do DF receberam 1088 orientações financeiras e 474 orientações psicossociais individualizadas, além de 72 oficinas em grupo, quinze constelações familiares e outros eventos da frente de Tratamento que foram avaliados positivamente por mais de 95% dos participantes. 

Cejusc/Super 

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e de Cidadania Superendividados - Cejusc/Super é um serviço gratuito oferecido pelo TJDFT para todo o cidadão do DF. O objetivo é promover a prevenção, o tratamento e a resolução de conflitos envolvendo consumidores em situação de superendividamento. 

A atuação do Cejusc/Super se dá em duas frentes: prevenção e tratamento. Na "Prevenção", a iniciativa promove palestras gratuitas para instituições públicas e privadas sobre educação financeira. Na frente "Tratamento", o atendimento ocorre por meio de oficinas de educação financeira, orientação individualizada e iniciativas psicossociais (grupos temáticos e orientação psicossocial individualizada, conforme o interesse) que ajudam o consumidor a encontrar e reparar a origem da situação de superendividamento – e o deixa mais capacitado para as sessões de conciliação com os credores.

Para se inscrever, basta enviar um e-mail para super@tjdft.jus.br, com nome completo, CPF, endereço e telefones para contato.