Juíza do TJDFT fala sobre violência contra idosos na Rádio Nacional

por SB — publicado 2018-11-06T16:10:00-03:00

central judicial do idosoA juíza de direito e uma das coordenadoras da Central Judicial do Idoso, Monize Marques, concedeu entrevista, na tarde dessa segunda-feira, 5/11, ao programa Tarde Nacional da Rádio Nacional. A magistrada falou sobre violência contra idosos, ressaltando, entre outras coisas, que o acesso à informação ainda não evitou a existência de violência contra essa camada da população. Para ler notícia relativa à entrevista e ouvir o áudio na íntegra, clique aqui.

A magistrada explicou que no Distrito Federal a violência psicológica é a mais comum e que ela abre portas para outros tipos de violência. “Ela envolve humilhação, desprezo, qualquer situação que coloque o idoso em um constrangimento que o impeça de participar ativamente da vida social, da vida familiar, de sua própria comunidade”, acrescentou. Informou que as estatísticas recentes têm mostrado um avanço muito grande na violência financeira.  Relatou que no Distrito Federal temos uma camada de idosos que possuem uma expressiva renda e que continuam sendo arrimos de suas famílias e frequentemente abrem mão dos seus recursos para sustentar filhos e netos, impedindo que tenham condições de manter sua própria subsistência. Em seguida, falou sobre violência física esclarecendo que o maior núcleo de violência em que o idoso está inserido é o familiar. A principal vítima é a mãe porque ela congrega uma dupla condição de vulnerabilidade – é mulher e é idosa – e seu principal agressor é o filho.

O programa Tarde Nacional vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 13h, nas Rádios Nacional de Brasília AM 980 KHz e Nacional do Rio de Janeiro.

Nesta segunda-feira, 5/5, a TV Band disponibilizou em seu canal no Youtube uma entrevista realizada com a magistrada abordando também o tema violência contra idosos. O Band Cidade 2ª edição foi ar no dia 1º/11. A reportagem tem início a partir 1 minuto no vídeo. Para assistir, clique aqui.

Projeto pioneiro do TJDFT, do Ministério Público do DF e da Defensoria Pública, a Central Judicial do Idoso atua no acolhimento aos idosos do DF que têm seus direitos ameaçados ou violados e que necessitam de orientação na esfera da Justiça. Seus objetivos principais são garantir a efetiva aplicação do Estatuto do Idoso, prover a comunidade do DF de informações, promover articulação com instituições para atendimento de demandas e assessorar autoridades competentes. No âmbito do TJDFT, está ligada à estrutura administrativa da 2ª Vice-Presidência.

A Central Judicial do Idoso funciona no 4º andar do bloco B do Fórum de Brasília e atende aos idosos das 12h às 18h. O telefone de contato é 3103.7609.

Para saber mais sobre a Central do Idoso, clique aqui.