TJDFT prestigia lançamento da Cartilha da Rede Social Flor do Cerrado

por ACS — publicado 2018-11-29T20:00:00-03:00

Lançamento da Cartilha da Rede Social Flor do Cerrado de Santa Maria

A juíza coordenadora do Núcleo Judiciário da Mulher – NJM/TJDFT e titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Santa Maria, Gislaine Carneiro Campos Reis, e a assistente social do Núcleo de Assessoramento sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher – NERAV/COORPSI Tarciane Ramos participaram nesta quinta-feira, 28/11, do lançamento da Cartilha da Rede Social Flor do Cerrado de Santa Maria, na Promotoria de Justiça da Circunscrição de Santa Maria/DF.

A publicação visa auxiliar a população de Santa Maria a obter acesso a serviços públicos (governamentais ou da sociedade civil) e a outros direitos por meio de informações compiladas de maneira objetiva e prática. Para ter acesso à Cartilha da Rede Social Flor do Cerrado de Santa Maria, clique aqui.

Na ocasião, a tecnologista em Saúde Pública da Fiocruz Tatiana Oliveira Novais proferiu palestra com o tema ‘Redes sociais locais do Distrito Federal: formas inovadoras de organização social com princípio democrático para governança local e garantia de direitos.’

Lançamento da Cartilha da Rede Social Flor do Cerrado de Santa Maria

Sobre o trabalho que resultou na publicação, a juíza Gislaine Reis afirmou: "Trabalhar em rede é se relacionar de forma horizontal e articulada a fim de atender de modo integral todas as vulnerabilidades e também colocar à disposição da comunidade serviços sociais que a fortaleçam. O trabalho em rede das instituições públicas, privadas e da sociedade civil de Santa Maria contribuiu para o lançamento do guia de bolso  de todos os serviços e direitos encontrados na cidade e no DF. O esforço valeu a pena, visto que esse instrumento é de grande utilidade para a população".

Por sua vez, a assistente social Tarciane Ramos destacou que “a Cartilha da Rede Flor do Cerrado representa muito mais do que uma publicação sobre os serviços da cidade de Santa Maria. É fruto de um trabalho em rede que visa estimular a cidadania ativa dos moradores e, nesse sentido, melhorar a sociedade em que vivemos. É um exemplo para todas as instituições governamentais, em termos de construção de políticas públicas por meio do trabalho em rede”.

A Rede Flor do Cerrado é um grupo formado por pessoas da comunidade de Santa Maria, que atuam de maneira solidária e sem vinculação político-partidária. O objetivo é promover a cidadania dos moradores da cidade e, para tanto, suas ações são planejadas em reuniões que ocorrem na última quarta-feira de cada mês, em diversos locais da cidade.