Magistrado e servidor do TJDFT falam à TV Justiça sobre o Dia da Consciência Negra

por ACS — publicado 2018-11-21T13:15:00-03:00

Juiz Fábio EstevesO juiz do TJDFT Fábio Francisco Esteves participou do quadro "O Que Diz a Lei?", diretamente da bancada do Jornal da Justiça, nessa terça-feira, 20/11, data em que é celebrado o Dia da Consciência Negra. Na ocasião, o magistrado falou sobre questões de igualdade racial na sociedade brasileira e que cercam a data comemorativa. O servidor do TJDFT Gehovany Limeira também falou à equipe de reportagem, em reportagem levada ao ar durante o programa.  Clique aqui e assista.

Na data em que é celebrada a Consciência Negra no país, o Jornal da Justiça transmitiu reportagem que conta histórias e casos em que a legislação brasileira, por meio da Lei 12.288/2010 (Estatuto da Igualdade Racial), amparou o indivíduo na conquista de seu espaço no mercado de trabalho ou na universidade pública. 

Servidor Gehovany LimeiraDentre os direitos assegurados pela Lei, está o sistema de cotas raciais, que para o técnico judiciário do TJDFT Gehovany Limeira, não é a melhor solução. Entretanto, é o que está sendo ofertado no momento. "Se não fossem elas, eu vejo que a situação de empoderamento do negro, na sociedade brasileira, poderia estar bem pior". 

O juiz Fábio Esteves, por sua vez, destacou a importância de celebrar a data. Para ele, o momento é de regate da memória: "Um resgate do povo brasileiro, da sua constituição e da compreensão da forma como a qual nós fizemos nossos arranjos sociais e qual é o papel do negro nessa dinâmica". 

Segundo o magistrado, o debate sobre o racismo está mais presente na sociedade brasileira. "Estamos, finalmente, assumindo uma postura de que nós não temos uma democracia racial, e isso é uma questão muito importante. Daí pra gente discutir direitos se torna uma coisa mais difícil, mais complexa, porque o racismo se identifica mais forte, mas ao mesmo tempo a gente não tem uma desfaçatez com relação à questão racial no Brasil".