Núcleo Judiciário da Mulher realiza ações educativas nesta sexta-feira

por AB — publicado 2018-11-09T17:00:00-03:00

 Maria da Penha vai à Escola na Circunscrição Judiciária do GamaDando seguimento às atividades desenvolvidas em seus três eixos de atuação, o Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT realizou nesta sexta-feira, 9/11, uma série de ações de cunho educativo e preventivo voltada a diferentes públicos parceiros com atuação na área.

A agenda movimentada do NJM incluiu uma palestra proferida, na manhã de hoje, pela juíza Gislaine Campos, titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Santa Maria, e os promotores de justiça Carolina Soares e Ibrahim Saad, no Centro de Ensino Médio nº 02 do Gama. A palestra, sobre a Lei 11.340/2006, deu início às atividades do programa Maria da Penha vai à Escola na Circunscrição Judiciária do Gama, e teve como público-alvo os orientadores educacionais das escolas públicas locais.

Já o coordenador do NJM, juiz Ben-Hur Viza, palestrou sobre o mesmo tema para 100 gestores de escolas públicas que atendem alunos de 10 a 14 anos de idade. Tais gestores têm importante papel na orientação dos estudantes dessa faixa etária que, muitas vezes, tendem a reproduzir a violência experimentada no ambiente doméstico. A ação integra o curso Gestão Democrática e também faz parte do programa Maria da Penha vai à Escola.

Outra ação realizada foi a aula presencial do Curso de Aperfeiçoamento de Praças II. Conduzida pela juíza Fabriziane Figueiredo, coordenadora do NJM, a ação foi direcionada aos 500 policiais militares que estão participando do curso. A aula encerra a disciplina “Atendimento Policial e a Lei Maria da Penha”, iniciada na modalidade a distância, no último dia 29. Com uma carga de 12 horas/aula, a disciplina compreende os temas Gênero e violência doméstica e familiar contra a mulher, Lei Maria da Penha e Atendimento Policial nas ocorrências da Lei Curso de Aperfeiçoamento de Praças IIMaria da Penha, além da aula presencial. O conteúdo do curso foi montado com a participação de servidores e magistrados do NJM, e a servidora Márcia Borba atuou ainda como tutora, na 2ª edição do curso.

A oficina sobre Comunicação não Violenta, com a servidora do NJM Myrian Sartori, é mais uma ação que integra as atividades do programa Prata da Casa, cujo objetivo é fomentar temas relacionados à Lei Maria da Penha e apresentar ferramentas para o atendimento das famílias em situação de violência doméstica e familiar. Voltado aos servidores do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Circunscrição de Águas Claras, o programa foi iniciado em 26/10, com a oficina Gênero e Violência contra a Mulher, realizada pela servidora do NJM Mariana Barros, e se estende até 23/11, quando está prevista a oficina Atendimento não Revitimizador.

Prata da CasaComunicação não Violenta também foi tema de palestra proferida hoje pelo servidor do NJM João Wesley Domingues, no Centro Judiciário de Solução de Conflito e Cidadania de São Sebastião – CEJUSC/SSB, como parte da programação da Semana Nacional da Conciliação. Ainda dentro da programação, a juíza Fabriziane Figueiredo participou do Webinar: TJDFT Talks, no último dia 7, abordando o tema Proteção para as mulheres em situação de violência doméstica.