Ouvidoria do TJDFT é destaque em matéria sobre transparência do Judiciário

por ACS — publicado 2018-11-07T07:50:00-03:00

Ouvidoria A Ouvidoria-Geral do TJDFT foi destaque em reportagem do Jornal da Justiça 2ª edição, que foi ao ar nessa segunda-feira, 5/11. A matéria da TV Justiça tratou do Ranking da Transparência do Judiciário, criado pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que será divulgado em dezembro deste ano e irá premiar os tribunais que melhor cumprem a Lei de Acesso à Informação - LAI.

A reportagem destacou a forma que o TJDFT trata as demandas que dizem respeito à LAI. A Central de Informações da Ouvidoria-Geral do TJDFT, que recebe cerca de 15 mil ligações por mês, atende às demandas do cidadão e encaminha resposta em até 5 dias. De acordo com a Coordenadora da Ouvidoria-Geral do TJDFT, Marília Barcelos, praticamente todas as demandas são cumpridas no prazo. “Muitas vezes já temos a resposta, se a demanda dele (do cidadão) for parecida com outras que a gente já tenha recebido; se não tivermos, vamos dizer o que vai ser feito no caso dele e qual vai ser o procedimento de trabalho para tratar aquela manifestação”.

Ranking da Transparência tem por objetivo “criar, de fato, métodos afirmativos de transparência da gestão da coisa pública, dos recursos públicos, dos subsídios, dos pagamentos feitos pelo poder público não só aos servidores públicos do Poder Judiciário, como também a gestão pública, os gastos, as licitações, enfim, toda essa forma de atuação do poder público”, conforme o Conselheiro do CNJ Aloysio Corrêa da Veiga, ouvido pela reportagem. Para o Conselheiro, o ranking vai mostrar quais os Conselhos ou Tribunais atendem bem ao cidadão.

Clique aqui e assista à reportagem.