TJDFT disponibiliza palestras de webinar sobre experiências de acesso à Justiça

por MLC — publicado 2018-11-19T17:35:00-03:00

Webinar TJDFT talks (2)Durante a 13ª Semana Nacional da Conciliação, o Tribunal promoveu, com o apoio do Conselho Nacional de Justiça- CNJ, o webinar “TJDFT Talks: Experiências sensíveis na promoção do acesso à Justiça”. As palestras ministradas por magistradas do Órgão e uma advogada já estão disponíveis no Canal do TJDFT no YouTube. Clique aqui e acesse.

O evento foi realizado e transmitido ao vivo no dia 7/11 e seguiu o modelo de TED Talks, com exposições de 15 minutos, nas quais cada palestrante falou da essência e do encantamento que envolve a atividade desenvolvida pelo Tribunal.  Ao final de cada apresentação houve uma rodada de respostas às perguntas realizadas pelos participantes que estavam na plateia e acompanhando o evento pela internet.

A abertura do webinar foi realizada pela 2ª Vice Presidente do TJDFT, desembargadora Ana Maria Duarte, responsável por coordenar, no âmbito do TJDFT, a Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesses. 

Confira abaixo os palestrantes e os temas que foram abordados:

A 13ª Semana Nacional de Conciliação aconteceu de 5 a 9/11 em todo o país. A campanha em prol da conciliação, realizada anualmente pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, desde 2006, envolve os Tribunais de Justiça, do Trabalho e Federais.

No TJDFT, os esforços concentrados para a promoção e a difusão dos métodos consensuais de resolução de conflitos começaram uma semana antes, no dia 29/10, ampliando em três dias úteis a duração oficial do evento estabelecida pelo CNJ.

A abertura oficial do evento aconteceu dia 5/11, no auditório do TJDFT, e contou com a presença do Presidente do Supremo Tribunal Federal – STF e do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, ministro Dias Toffoli, entre outras autoridades do sistema de Justiça. 

Além do webinar, várias ações integraram a SNC 2018 no TJDFT. Entre elas, a divulgação dos serviços na área de conciliação e mediação na ação na Rodoviária; Mesa-redonda “Consumo Sustentável e Superendividamento”; e blitz educativa em parceria com o Detran.