Parceria possibilita exame de paternidade a crianças assistidas pela VIJ-DF

por NC/SECOM/VIJ-DF — publicado 2018-11-20T16:00:00-03:00

Parceria VIJ exame de paternidade

Ter o nome do pai no registro de nascimento pode mudar a vida de uma criança. Na Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal – VIJ-DF, há casos que dependem do reconhecimento de paternidade para que o juiz possa decidir sobre o destino da criança ou garantir seus direitos. Com o objetivo de possibilitar a realização dos exames de paternidade necessários à resolução desses processos judiciais, a VIJ-DF firmou parceria com o laboratório Heréditas – Tecnologia em Análise de DNA, que disponibilizará mensalmente exames gratuitos a jurisdicionados da Vara.

As primeiras coletas de material genético para análise gratuita foram realizadas na última sexta-feira, 16/11, na própria VIJ-DF, sob o acompanhamento da Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa social e de voluntariado da Vara, responsável pela parceria. Foram colhidas amostras de saliva de um menino de 1 ano de idade, de uma menina de 3 anos e dos supostos genitores. Trata-se de dois processos em tramitação na Justiça Infantojuvenil: um envolve uma avó que requer a guarda do neto; o outro, um pai que deseja reconhecer a filha. O procedimento de coleta transcorreu de forma tranquila para todos.

A representante do Heréditas responsávParceria possibilita exame de paternidade 2el pelas coletas, Milítize Ferreira, explica que a utilização da saliva – células do epitélio bucal – é recomendada internacionalmente para esse tipo de exame, uma vez que o sangue pode apresentar interferências na análise em algumas situações, como por exemplo se a pessoa tiver passado por transfusão sanguínea recente, além de a coleta ser mais desconfortável. Segundo ela, o laboratório só costuma realizar a análise a partir do sangue quando a pessoa envolvida faz questão. “O exame a partir de saliva é tão confiável quanto a partir de sangue. Não há diferença alguma”, afirma.

Tânia Portella, gerente administrativo-financeira da empresa, reitera a confiabilidade dos exames. Conforme Tânia, o Heréditas tem 22 anos de atuação e foi um dos primeiros laboratórios privados de análise de DNA no Brasil e o pioneiro em Brasília e na região CentroParceria possibilita exame de paternidade VIJ 3-Oeste. “Não podemos errar. Assumimos a nossa responsabilidade prezando pela excelência técnica para que outras pessoas possam também assumir suas responsabilidades a partir dos resultados dos exames de DNA”, reflete. Quanto ao auxílio prestado à VIJ-DF, além de outras ações sociais que a empresa já realiza, a gerente diz: “Acreditamos que o mundo deve ser solidário”.

O supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Gelson Leite, conta que é uma alegria sempre que o programa da VIJ-DF encontra uma parceria com vocação para o social. “Uma empresa não deve visar somente o lucro, mas ter responsabilidade social”, pondera. De acordo com o supervisor, outro fator relevante é que parceiros e voluntários estejam atentos às particularidades do público-alvo da Vara, formado por crianças, adolescentes e famílias com direitos violados e em situação de vulnerabilidade. “É importante desenvolver um olhar sistêmico sobre as pessoas”, avalia. Para atender seus jurisdicionados, a VIJ-DF conta atualmente também com o laboratório Sabin, para exames laboratoriais, e com a clínica Villas Boas, para exames de imagens.