PJC promove evento Consciência Negra no Judiciário

por AB — publicado 2018-11-27T13:00:00-03:00

Ubuntu - Consciência Negra no JudiciárioComo forma de celebrar o Dia da Consciência Negra - comemorado no Brasil em 20/11-, certos que combater o racismo e promover a igualdade racial deve ser um compromisso de toda a sociedade e, ainda, em consonância com a missão do TJDFT de promover a paz social, o Programa Justiça Comunitária (PJC), por meio do projeto Ubuntu, realiza, nos dias 29 e 30/11, o evento Consciência Negra no Judiciário. As atividades, abertas ao público, não requerem inscrição prévia e visam, entre outros, difundir a cultura negra e discutir a inclusão racial.

Com esse objetivo, nesta quinta-feira, 29/11, será realizada uma exposição de artigos afro, no hall de entrada do restaurante do TJDFT, 9o andar do bloco B, do Fórum de Brasília, das 11 às 14h. Na ocasião, serão comercializados roupas e acessórios (brincos, pulseiras, colares, faixas e turbantes), e distribuído material alusivo ao Dia da Consciência Negra, bem como peças informativas relacionadas à questão racial e aos direitos da população negra.

Já no dia 30 (sexta-feira), será realizado um cine-debate, com a exibição do documentário brasileiro "A Negação do Brasil” - um filme de Joel Zito Araújo, na sala de aula do Programa Justiça Comunitária, no Fórum de Ceilândia, a partir das 14h. Ao término, o educador João Nogueira da Silva, negro, pedagogo, pai de 6 filhos e professor na escola EPC Proem; e a assistente social Danielle Sanchez Mutaledi, militante de direitos humanos e do movimento negro e ex-secretária Executiva do Conselho de Defesa dos Direitos do Negro, conduzirão um debate com os participantes.

Projeto Ubuntu

Desenvolvido pelo Programa Justiça Comunitária desde 2014, o projeto Ubuntu tem como objetivo promover o debate sobre o racismo e os possíveis caminhos para seu enfrentamento no âmbito institucional e comunitário. Nesse sentido, busca capacitar os Agentes Comunitários de Justiça e Cidadania a atuarem nos conflitos envolvendo racismo, além de promover cursos de capacitação abertos à comunidade, a fim de sensibilizá-la para a questão racial, promovendo debates e reflexões sobre o tema. Ocupa, assim, lugar de destaque entre as ações estabelecidas pelo TJDFT no âmbito da cidadania, além de atender recomendação do relatório da CPI da Câmara dos Deputados sobre “Genocídio e Violência contra a Juventude Negra do DF”.