Portal Metrópoles destaca homenagem do TJDFT ao desembargador Lúcio Arantes

por ACS — publicado 2018-11-07T09:55:00-03:00

Homenagem ao des. Lúcio ArantesO portal Metrópoles publicou, nesta terça-feira, 6/11, reportagem que destaca a sessão comemorativa dos 100 anos de nascimento do desembargador Lúcio Arantes Batista, primeiro juiz de Brasília, feita pela TJDFT na tarde do dia 5/11. Clique aqui e confira a íntegra da reportagem, que também traz fotos do evento.

A matéria ressalta as qualidades pessoais e feitos do magistrado, principalmente com relação aos desafios enfrentados nos primeiros anos de judicatura no Distrito Federal, destacando que Lúcio Arantes foi lembrado por ter sido um juiz imparcial, um homem de hábitos simples e que cultivava as amizades. Salienta, também, a série de depoimentos e relatos feitos durante a cerimônia por autoridades do Judiciário local a respeito da trajetória de Lúcio Arantes. Durante a cerimônia, discursaram o Presidente do TJDFT, Romão C. Oliveira, o desembargador J. J. Costa Carvalho, o Procurador-Geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa, e o Presidente da OAB-DF, Juliano Costa Couto.

Além destes, fez uso da palavra, finalizando a sessão comemorativa, Luciano Arantes, filho do desembargador Lúcio, que leu um poema escrito por sua mãe, Bety Arantes,  em homenagem ao marido por ocasião de sua morte, em 11 de fevereiro de 2009. “Você, Lúcio, não morreu. Só morre mesmo aquele que não deixou saudades", diz um trecho da poesia.

Sessão comemorativa

A homenagem ao desembargador Lúcio Arantes foi escolhida para ser feita na data que marca o nascimento de Ruy Barbosa de Oliveira, patrono do Judiciário brasileiro que empresta seu nome ao Palácio da Justiça do Distrito Federal.

Na oportunidade, o busto de Ruy Barbosa, que havia sido retirado do recinto quando o Palácio passou por uma grande reforma, foi colocado novamente em seu lugar. Nas palavras do Presidente do TJDFT, “há 59 anos o busto de Ruy Barbosa está conosco, simbolizando a Justiça na moldura maior como o grande jurista pretendia”.

Leia mais

Primeiro juiz de Brasília é homenageado em sessão comemorativa