Servidoras da Justiça Infantojuvenil do DF falam de adoção para estudantes de Psicologia

por NC/SECOM/VIJ-DF — publicado 2018-11-08T09:55:00-03:00

Fórum de debates no UniCEUBServidoras da Justiça Infantojuvenil do DF palestraram sobre adoção no Fórum de Debates realizado com alunos do curso de Psicologia do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB, no campus II de Taguatinga, nesta quarta-feira, 7/11. No evento, foram tratadas questões acerca da adoção nacional e internacional de crianças e adolescentes, da adoção tardia e da atuação do psicólogo jurídico nos processos de adoção.

A psicóloga Paula Freire, da Seção de Colocação em Família Substituta da Vara da Infância e da Juventude – VIJ-DF, abriu a palestra esclarecendo o que é adoção e em que situações crianças e adolescentes são inseridos no cadastro de adoção. “A adoção é uma medida excepcional”, destacou Paula. A psicóloga falou ainda dos programas de acompanhamento a gestantes e de preparação psicossocial e jurídica para adoção realizados pela VIJ-DF e apresentou dados estatísticos do cadastro de adoção.

Também psicóloga da VIJ-DF, Rebeca de Paula explicou aos estudantes as fases do processo de adoção na Justiça Infantojuvenil bem como as fases e a importância do estágio de convivência. Além disso, falou do programa Vivências e Convivências, coordenado pela equipe interprofissional da Vara com o objetivo de acompanhar as famílias durante o estágio de convivência fixado pelo juiz. “O acompanhamento psicossocial fortalece os adotantes para lidarem com o cotidiano, os conflitos e as dúvidas”, afirmou. Rebeca abordou ainda as características da adoção tardia.

Fórum de debates no UniCEUBA adoção internacional e a atuação do psicólogo jurídico foram temas tratados pela psicóloga Ana Carolina Gomes, da Comissão Distrital Judiciária de Adoção do TJDFT – CDJA. Ela apresentou o perfil dos adotados e o dos adotantes nas adoções internacionais e as estatísticas desse tipo de adoção no DF entre 2015 e 2018. Ana Carolina também falou das principais ações realizadas pelo profissional de Psicologia na CDJA e do trabalho de preparação de crianças e adolescentes para a adoção. “Somos construtores de pontes”, disse, referindo-se à construção de vínculos na adoção. A psicóloga destacou ainda as peculiaridades do estágio de convivência na adoção internacional e as contribuições da Psicologia no processo de adoção.

Na avaliação da aluna Simone Angélica Amorim, do 4º período do curso de Psicologia, o evento foi muito positivo e proporcionou um momento rico de partilha de conhecimentos dos profissionais da Justiça Infantojuvenil com os alunos. “Essa partilha enriquece muito a nossa formação”, declarou ao agradecer a disponibilidade das palestrantes. De acordo com Simone, o Fórum de Debates é a oportunidade que os estudantes têm durante o curso para conversarem diretamente com os profissionais e se aproximarem de temáticas das áreas nas quais o psicólogo pode atuar. Ao final da palestra, os alunos puderam fazer perguntas e tirar dúvidas com as psicólogas.