Supervisor da VIJ-DF palestra em curso no TJCE

por Liliana Faraco/SECOM/VIJ-DF — publicado 2018-11-26T14:25:00-03:00

O psicólogo da VIJ-DF Reginaldo Torres palestra sobre escuta protegida de crianças e adolescentes

Reginaldo Torres. Foto TJMGO supervisor Reginaldo Torres Alves, da Seção de Atendimento à Situação de Risco da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (Seasir/VIJ-DF), foi convidado a palestrar no curso sobre escuta protegida de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências promovido pela Childhood Brasil em parceria com o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), a ser ministrado de 27 a 29 de novembro, na sede do órgão, em Fortaleza-CE. O curso se destina a juízes e servidores daquele tribunal, além de promotores de justiça e defensores públicos.

A escuta protegida ou depoimento especial, como é conhecida, é uma técnica humanizada para oitiva de crianças e adolescentes vítimas de violência e abuso sexual, que passou a ser obrigatória com a vigência, em 5/4/2018, da Lei 13.431/2017. A capacitação propõe uma oficina prática voltada aos profissionais que lidam com situações em que o público infantojuvenil necessite ser ouvido em investigação criminal ou ação judicial.

Denominado “A arte, a técnica e a ética da escuta protegida de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violências, em especial a sexual: implementação da Lei 13.431/2017”, o curso objetiva apresentar orientações práticas sobre a aplicação da referida Lei e contribuir com a qualificação dos profissionais do TJCE, para que realizem o depoimento especial de crianças e adolescentes, nos moldes daquele diploma legal. Para tanto, haverá várias simulações oferecidas aos participantes, todas com foco na relação entre o entrevistador e o entrevistado, utilizando técnicas com pressupostos no atendimento ético e humanizado.

O supervisor Reginaldo explica que a troca de experiências entre os tribunais é importante porque cada realidade do país tem a sua singularidade e especificidade. “Diante disso, trabalhar problemas e soluções comuns nos permite avançar no trabalho de atender crianças e adolescentes vítimas de violência”, avalia.

O palestrante

O supervisor Reginaldo Torres é psicólogo do TJDFT há 14 anos; pesquisador da área de violência doméstica contra crianças e adolescentes; formador nacional de entrevistadores forenses e de supervisores de entrevistadores forenses pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ); doutor em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB; mestre em Psicologia pela UnB; especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes pela USP e graduado em Psicologia pela UnB.

Childhood Brasil

A Childhood Brasil é uma organização brasileira que faz parte da World Childhood Foundation, criada em 1999 pela Rainha Silvia da Suécia em parceria com empresários e fundações familiares a partir do impacto do Congresso Mundial contra a Exploração Sexual e Comercial de Crianças, realizado três anos antes em Estocolmo. A organização tem escritórios também nos Estados Unidos, na Alemanha e na Suécia, que concentram suas atividades no apoio financeiro a projetos e organizações em mais de 16 países. No Brasil, a Childhood influencia políticas públicas, trabalha com o setor privado e estimula a sociedade civil a olhar para a questão da violência sexual contra crianças e adolescentes.