TJDFT participa de congresso sobre transformações digitais no Judiciário

por ACS — publicado 2018-11-09T18:15:00-03:00

logomarca do Congresso de Inovação no Poder Judiciário. Imagem estilizada da estátua dos Dois Candangos. Texto: Conip - judiciário e controleInteligência artificial e inovações digitais nos tribunais do país foi tema do CONIP 2018 

Gestores e servidores do TJDFT participaram nesta terça e quarta-feira, 6 e 7/11, do 13º CONIP – Congresso de Inovação e Controle no Poder Judiciário, realizado em Brasília.

O evento promoveu a troca de conhecimento, o compartilhamento de experiências e a interação entre profissionais que compõem o Poder Judiciário e o Sistema Justiça, além de tribunais de contas. Juntos, todos debateram os principais desafios e as ferramentas disponíveis para agilizar a implementação de tecnologia, que acarretará na transformação digital nos tribunais.

Inteligência artificial, blockchain, segurança cibernética e outras inovações digitais já são realidade em diversos tribunais do país. Ao longo dos dois dias de evento, os gestores do TJDFT vislumbraram experiências práticas de aplicação de tecnologia, tanto na gestão interna dos tribunais quanto nos serviços aos usuários, e buscaram inspiração em tendências tecnológicas que devem conduzir o Poder Judiciário a um novo patamar de modernidade, como no conceito do Judiciário 4.0.

Esse conceito faz uma analogia com a 4ª Revolução Industrial e diz respeito à mudança de mentalidade e aceitação às novas tecnologias como inteligência artificial, blockchain, Internet das Coisas, computação em nuvem, entre outras.