TJDFT participa de Simpósio Nacional de Melhores Práticas em Solução de Conflitos no Paraná

por MLC — publicado 2018-11-30T15:55:00-03:00

Foto do I Simpósio Nacional de Melhores Práticas em Solução de ConflitosNesta sexta-feira, 30/11, a coordenadora administrativa do NUPEMEC do TJDFT, Talitha Selvati, participa do I Simpósio Nacional de Melhores Práticas em Solução de Conflitos, em Curitiba/PR. O evento tem o objetivo de divulgar, discutir e fomentar a troca de experiências entre os tribunais brasileiros acerca do uso de diferentes métodos alternativos de solução de conflitos. O Secretário Nacional de Justiça, Luiz Pontel de Souza, e outras coordenadoras de NUPEMEC do país também participam do evento.

Entre os temas das palestras estão a importância da formação técnica dos mediadores; utilização de EAD na capacitação dos mediadores; mediação comunitária e a experiência da Polícia Militar de São Paulo; e Pacificar é Divino.

O Simpósio é de iniciativa da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça - SNJ/MJ e o Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR e conta com apoio da Escola Nacional de Mediação (ENAM) e da Agência de Inovação da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

NUPEMEC/TJDFT

O Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação (NUPEMEC) e os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC - Catálogo),  unidades integrantes da Segunda Vice-Presidência do TJDFT, são responsáveis pela implantação e implementação da Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesse no âmbito do TJDFT, conforme a Resolução nº125/10 do CNJ. Entre suas ações, o NUPEMEC é responsável, também, por estudos e propostas para o aperfeiçoamento da política judiciária de solução consensual de conflitos por meio de mediação e conciliação e pela compilação e envio ao CNJ dos dados da Semana Nacional de Conciliação.

Desde 2003, sempre inovando e com resultados acima da média, o TJDFT realiza mutirões e semanas de conciliação. Para isso, conta com o NUPEMEC e 21 CEJUSCs, vinculado à 2ª Vice-Presidência, comandada pela desembargadora Ana Maria Duarte, responsável pelo desenvolvimento das semanas de conciliação no biênio de 2018-2020.

Na 13ª Semana Nacional da Conciliação no TJDFT, que ocorreu de 29/10 a 9/11/2018, foram realizadas 3.561 sessões de conciliação com acordo em 37% delas, dando fim a mais de 1.300 casos de conflito. Durante os 8 dias utéis de trabalho, o Tribunal atendeu 11.446 pessoas e os valores homologados superaram a marca de R$ 163 milhões. Do total de sessões de conciliação realizadas, 75% foram feitas nos CEJUSCs.

A Semana Nacional de Conciliação - SNC é uma iniciativa que integra o Movimento Nacional de Conciliação, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, e envolve os Tribunais de Justiça, Tribunais do Trabalho e Tribunais Federais de todo país. Em 2018, aconteceu de 5 a 9 de novembro.