TJDFT inicia nesta segunda-feira a XII edição da Semana Justiça pela Paz em Casa

por AB — publicado 2018-11-26T07:00:00-03:00

PalestraDe 26 a 30/11, o TJDFT, por meio do Núcleo Judiciário da Mulher (NJM), realiza a XII Semana Nacional Justiça pela Paz em Casa - a terceira e última edição do ano de 2018. A ação visa perseguir o objetivo contínuo de promover a conscientização sobre o problema da violência doméstica, alcançando comunidade e instituições parceiras, bem como realizar esforço concentrado de audiências e sentenças nos 19 Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do DF, envolvendo cerca de 23 magistrados e 150 servidores.

Além disso, no decorrer da semana serão realizadas palestras, cursos de capacitação e fortalecimento das parcerias já existentes, com vistas ao aperfeiçoamento e à otimização dos trabalhos relativos ao tema. Dentre as atividades previstas, está a palestra “Inteligência Relacional: caminhos para aprimorá-la”, que será realizada dia, 26/11, às 19h, no Fórum de Taguatinga. Ministrada pela Coordenadora do NJM, juíza Luciana Lopes, e o facilitador do Grupo Reflexivo de Homens, João Wesley Domingues, a ação busca dar continuidade aos debates promovidos pelo Grupo Reflexivo de Homens, além de ampliar a discussão para outros interessados, do sexo masculino. Para participar é preciso fazer inscrição pelo whatsapp: 98613-8995.

Dados da XI Semana

Na última Semana Justiça pela Paz em Casa, no mês de agosto, o NJM/TJDFT contabilizou 181 audiências de instrução realizadas, 153 medidas protetivas de urgência apreciadas e 107 sentenças de conhecimento proferidas. Na oportunidade, o NJM ainda realizou nove atividades com instituições parceiras e participou de outras ações temáticas, que ao final atingiram mais de 330 pessoas. O relatório completo da XI Semana Justiça pela Paz em Casa e relatórios das semanas anteriores podem ser acessados no site do TJDFT, na página do Núcleo Judiciário da Mulher.

Justiça pela Paz em Casa

Idealizada pela ministra do STF Carmen Lucia, com o objetivo de promover a cultura da paz nos lares brasileiros, coibindo a violência contra a mulher, a iniciativa - que teve início em 2015, no formato de campanha - foi oficializada pelo CNJ em 2017, por meio da Portaria nº 15, elevando-a ao status de Programa Nacional.

Promovida pelos tribunais de Justiça de todo o país, a ação conta com o apoio do atual presidente do STF e CNJ, ministro Dias Tóffoli, que afirmou que dará continuidade às ações de enfrentamento à violência doméstica no âmbito da Justiça, agregando novas ideias trazidas pelos magistrados que atuam na área, para posteriores ações conjuntas.