Gestão em aquisições do TJDFT desperta interesse de órgãos públicos

por TT — publicado 2018-11-26T14:55:00-03:00

Visita ANA

O trabalho do TJDFT na área de gestão de aquisições tem despertado o interesse de diversos órgãos públicos que visitam o Tribunal para conhecer as boas práticas da Casa. Na última sexta-feira, 23/11, uma equipe da Agência Nacional das Águas esteve no TJDFT para conhecer, em especial, o Plano Anual das Contratações e o Plano de Logística Sustentável. Nos últimos dois meses, o TJDFT recebeu ainda a visita de representantes do Tribunal Superior Eleitoral, da Procuradoria-Geral do Trabalho, da Dataprev RJ e do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul.

Desde o ano passado, o TJDFT tem trabalhado na estruturação e no aprimoramento constante do sistema de governança da Casa, tendo em vista a realização de aquisições com qualidade, de modo a resguardar o ordenador de despesas e os gestores de contrato, conforme recomendações do TCU. Para tanto, foi criado grupo de trabalho, que atuou na edição de normas, na estruturação de mecanismos de controle e na publicação de políticas sobre governança e gestão de aquisições no Tribunal.

Entre as iniciativas desenvolvidas, em 2017, destaca-se a publicação do primeiro plano de contratações anual do Tribunal, importante ferramenta de gestão. O objetivo do plano é alinhar as aquisições das unidades administrativas às reais necessidades do Tribunal, bem como identificar oportunidades de economia e de melhoria de processos críticos para o exercício seguinte. 

Além disso, no ano passado, foram publicados outros importantes instrumentos, como a Política de Estoque e a Política de Gestão de Risco do TJDFT. Esta última visa, entre outras coisas, orientar a identificação, a avaliação, o tratamento, o monitoramento e a comunicação de riscos que afetem a consecução dos objetivos institucionais. De forma a dar transparência ao processo de contratações, o TJDFT disponibilizou ainda, na internet, a íntegra dos documentos e processos administrativos que envolvem as licitações do Tribunal.

O sucesso dessas entre outras medidas adotadas pelo Tribunal na implementação das ações propostas pelo TCU fez com que o órgão se tornasse referência para outras instituições. O elevado grau de maturidade do TJDFT na governança de suas aquisições foi até citado em importante publicação sobre o assunto.