Último dia de inscrições para o 10º Fonavid

por ACS — publicado 2018-11-05T16:30:00-03:00

FONAVID

Nesta segunda-feira, 5/11, encerram-se as inscrições para o 10º Fórum Nacional de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher - Fonavid, que acontece, de 12 a 15/11, em Recife (PE). Com o tema "Violências machistas: desafios do sistema de Justiça", o evento, que será presidido pela titular do Juizado do Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Circunscrição de Taguatinga/DF, juíza Luciana Lopes Rocha, contará com a participação de magistrados e servidores do TJDFT, além da conferência magna “12 anos da Lei Maria da Penha”, a ser proferida pela própria Maria da Penha Maia Fernandes. Para realizar a inscrição, clique aqui .

Durante os três dias de evento, serão realizadas oficinas e grupos temáticos para discutir e trabalhar questões no âmbito judiciário relativas à violência doméstica. No dia 14/11, o Juiz Ben-Hur Viza, coordenador do Núcleo Judiciário da Mulher do TJDFT (NJM) e titular do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Núcleo Bandeirante será o expositor do Grupo Temático Medidas Protetivas e Cível. No dia anterior os servidores do NJM, Regina Lúcia Nogueira e João Wesley Domingues, atuarão, respectivamente, nas oficinas Programa de Aprimoramento da Alta Performance e Excelência de Magistrados – Pró-Excelência, e Grupos Reflexivos de Homens – Metodologias e Desafios, apresentando a experiência do TJDFT.

Fonavid

O Fórum de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher foi criado em 31 de março de 2009, durante a 3ª Jornada Maria da Penha, evento anual promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde então, o Fórum congrega os juízes e juízas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, envolvidos com a temática de violência doméstica e familiar.

“Os objetivos do Fonavid são uniformizar procedimentos afetos à Lei Maria da Penha; compartilhar experiências entre os magistrados, sob o prisma da efetividade jurídica; multiplicar as boas práticas desenvolvidas pelos Tribunais de Justiça na temática; e, ainda, articular a rede de proteção e combate à violência contra a mulher, nos termos do artigo oitavo da Lei 11.340/2006”, explica a presidente do Fonavid, juíza do TJDFT Luciana Rocha.

O 10º Fonavid Recife 2018 é patrocinado pelo Instituto Avon. Além do TJPE, da Escola Judicial de Pernambuco (Esmape) e da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), o encontro nacional tem o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), do Instituto Patrícia Galvão, Associação dos Magistrados do Estado de Pernambuco (Amepe), da Associação dos Magistrados do Distrito Federal (Amagis/DF), do Colégio Permanente de Diretores de Escolas Estaduais da Magistratura (Copedem), da Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres) e da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres (SPM).