VIJ-DF realiza roda de conversa sobre adoção no Hospital de Taguatinga

por Noriete Celi/SECOM/VIJ-DF — publicado 2018-10-31T20:00:00-03:00

Roda de conversa VIJ-DF

A Vara da Infância e da Juventude (VIJ-DF) realizou, na tarde desta quarta-feira, 31/10, mais uma roda de conversa sobre entrega voluntária em adoção. Dessa vez, o evento aconteceu no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), sob a condução do supervisor da Seção de Colocação em Família Substituta, psicólogo Walter Gomes. O ônibus da Vara também ficou estacionado na unidade de saúde para orientar a população acerca de questões infantojuvenis.

Ao iniciar sua fala, o supervisor destacou a necessidade de que todos trabalhem em harmonia em prol dos direitos da criança e do adolescente. Walter falou das alterações trazidas pela Lei 13.509/2017, do direito da mãe que deseja entregar seu filho para adoção ser atendida sem constrangimentos e da garantia do sigilo da entrega, caso queira. “A entrega em adoção deve atender os requisitos legais, ser cercada de cautelas e realizada com critérios”, ponderou.

A importância dos detalhes na confecção dos relatórios encaminhados à Justiça da Infância e da Juventude pelas equipes técnicas dos hospitais também foi ressaltada pelo supervisor da VIJ-DF. Segundo Gomes, esse relatório é de relevância no embasamento da decisão judicial acerca do caso. “A entrega em adoção requer múltiplos olhares, pois, apesar da lei, ainda há muitas controvérsias em torno do tema”, afirmou.

Roda de conversa VIJ-DF

Ao comentar a respeito de situações irregulares de guarda e adoção de crianças, Walter alertou para a necessidade de se observar a lei e procurar a Justiça, a fim de garantir o melhor interesse da criança e os direitos dos envolvidos: “A informalidade gera desproteção para ambas as partes: criança e família”. Ele abordou ainda a responsabilidade profissional e ética no atendimento e encaminhamento de casos que envolvam crianças e adolescentes.

Segundo a chefe do Núcleo de Serviço Social do HRT, Amanda Landim, as muitas dúvidas apresentadas pelas equipes de enfermeiros, médicos, assistentes sociais e psicólogos, entre outras, relacionadas à entrega voluntária em adoção, motivaram a unidade de saúde a procurar a VIJ para realizar a roda de conversa.

“Só tenho a agradecer todas as informações e a disposição do supervisor da VIJ em nos atender. É um tema extenso, delicado, e a roda de conversa foi salutar, muito esclarecedora, reflexiva e possibilitou um olhar diferenciado para a questão, desmistificando preconceitos e informando sobre os direitos das mães e das crianças”, avaliou Amanda.

Bruna Gonçalves, assistente social residente em Saúde da Criança no HRT, também avaliou positivamente a oportunidade de ouvir e conversar com a VIJ sobre adoção. “O supervisor Walter sanou muitas das nossas dúvidas das práticas do cotidiano profissional e trouxe as atualizações da legislação sobre o assunto, o que foi fundamental”, disse.

Gomes esclareceu diversos questionamentos do público presente, composto por profissionais de diferentes áreas da saúde, assistentes sociais e psicólogos, bem como representante do Conselho Tutelar de Taguatinga Norte. Além disso, distribuiu artigos de sua autoria que abordam vários aspectos ligados à adoção, a partir de fatos concretos e da sua vasta experiência na área.