Centro de Memória Digital do TJDFT é tema de matéria da TV Globo

por ACS — publicado 2018-10-19T11:45:00-03:00

CMDO lançamento do Centro de Memória Digital do TJDFT, ocorrido nessa quinta-feira, 18/10, foi tema de matéria da TV Globo, exibida no DFTV 2ª Edição, que abordou a inauguração da nova plataforma digital por meio da qual serão disponibilizadas aos cidadãos peças processuais históricas. Clique aqui e confira a matéria na íntegra.

A reportagem visitou as instalações do arquivo do TJDFT, que atualmente conta com 6 milhões de peças processuais, e explicou como se dá o procedimento de consulta aos processos arquivados. A manutenção de alguns processos em arquivo de forma permanente é uma determinação legal, segundo critérios de relevância jurídica, repercussão e valor histórico.

O juiz Joel Chaves Neto, diretor do complexo arquivístico do TJDFT, afirmou que “apenas 5% (dos processos arquivados) deverão ser preservados de forma permanente e os demais serão eliminados à medida que transcorrer a temporalidade”. O critério temporal é definido em legislação específica.

Em entrevista, a servidora Virgínia Reis da Costa, supervisora do Memorial, ressaltou a importância das pessoas terem o direito de acesso a processos que contam a história da evolução dos costumes na sociedade.

Clique aqui e conheça o novo Centro de Memória Digital do TJDFT.

Leia mais

TJDFT lança nova plataforma do Centro de Memória Digital