Escritor lança livro sobre plantas psicotrópicas proibidas no Brasil na próxima semana

por SS — publicado 2018-11-07T11:40:00-03:00

Lançamento de livro do escritor Reinaldo LoboNa próxima quarta-feira, 14/11, às 16h, o Memorial TJDFT – Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte será o local do lançamento do livro "Cultura de Plantas Psicotrópicas Proibidas no Brasil: Confisco de terras e debates em direitos e princípios fundamentais (2ª edição ampliada)"– do escritor Reinaldo Lobo, delegado da Polícia Civil do DF. Na ocasião do lançamento, será exposta a maleta de drogas da Escola Superior da Polícia Civil do DF, com amostras das plantas mencionadas no livro, para conhecimento dos presentes. Também será exibido o curta-metragem "Três Caminhos", de aproximadamente 20 min, em sessões às 17h e 18h.

O livro fala sobre as oito plantas da natureza que são proibidas no país. O motivo da proibição é que delas derivam substâncias com efeitos psicotrópicos, utilizadas na formulação de drogas ilícitas consumidas pela população. A obra traz polêmico debate sobre drogas, com abordagens de defensores e de repressores de sua legalização, além de questões legais e constitucionais sobre o tema. Também aborda plantas não proibidas, como o Santo Daime. O livro é fruto de dissertação de mestrado, precursora de uma análise específica e mais aprofundada do assunto. O estudo serviu de base para o Projeto de Lei Federal 7.385/17, que estará disponível para consulta no evento.

O autor, Reinaldo Lobo, é delegado da Polícia Civil do DF, desde 2005, e mestre em Direito Agrário pela Universidade Federal de Goiás, UFG. Também possui especializações em Direito Penal, Criminologia e Processo Penal, todas pela UFG. É membro associado da União Brasileira dos Escritores, como poeta e jurista. Também atua como Professor da Faculdade de Direito da UFG e Assessor da Direção da Academia de Polícia da PCDF.

Memorial TJDFT

O Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Duarte está localizado no 10º andar do Bloco A, ala A, do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas e monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.

Inaugurado em 19/4/2010, durante as comemorações do cinquentenário do Tribunal, o museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário na capital. O Memorial está vinculado à 1ª Vice-Presidência do Tribunal, coordenada pela desembargadora Sandra De Santis.