História Oral do TJDFT disponibiliza entrevista com o ministro José Gerardo Grossi

por CL — publicado 2018-10-19T16:40:00-03:00

Ministro Jose Gerardo GrossiO Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional do TJDFT incluiu a transcrição da entrevista do ministro José Gerardo Grossi, concedida ao "Programa História Oral" em 2009. O arquivo está em formato "pdf" e pode ser acessado por qualquer cidadão, no site do TJDFT, clicando aqui.

O Programa História Oral reúne um acervo inestimável de entrevistas concedidas por magistrados, servidores entre outros personagens, que participaram e participam da trajetória do TJDFT, contando o seu papel na história desta Corte de Justiça, desde a sua instalação em 1960 até os nossos dias.

Nesse sentido, o cidadão que acessar esses relatos terá a satisfação de conhecer de maneira descontraída os processos marcantes, a evolução dos concursos, idéias vanguardistas que contribuíram e que contribuem para o avanço deste Tribunal.

O diferencial do Programa História Oral está na forma como as entrevistas são conduzidas, sempre por magistrados, modelo que promove espontaneidade e vivacidade ao trabalho, dando um novo tom a cada fato. Por meio de uma conversa leve e descontraída, são rememoradas situações e experiências de grandes personagens do judiciário da capital.

O programa, criado e inicialmente conduzido pela desembargadora Maria Thereza Braga Haynes, já falecida, teve início em 2008 e seguiu até 2010. Em 2014, foi retomado pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, responsável pela manutenção do acervo histórico e pelo programa de Memória do Tribunal.