Juíza do TJDFT fala sobre constelação familiar, tema que será abordado em evento sobre direito e fraternidade

por ACS — publicado 2018-10-29T10:30:00-03:00

EntrevistaReportagem veiculada no site do Superior Tribunal de Justiça, na última sexta-feira, 26/10, intitulada Satisfação e felicidade das partes devem ser viabilizadas pelo Judiciário, traz o entendimento da juíza Magáli Dellape Gomes, do TJDFT, sobre a prática de constelação familiar na resolução de conflitos, e seus resultados.

A magistrada, titular da Vara Cível, de Família e de Órfãos e Sucessões do Núcleo Bandeirante, ressaltou os pontos positivos da prática da Constelação Familiar Sistêmica dentro das tentativas de solução de um processo judicial: “Fomentar o diálogo, permitir a utilização de técnica da Comunicação Não Violenta, permitir que as partes falem seus sentimentos e tirar daquelas falas quais seriam suas reais necessidades, fazendo a ponte com o que é possível juridicamente”.

A matéria destacou, também, estatísticas relativas às conciliações efetivadas na vara de atuação da juíza Magáli. De janeiro de 2016 a junho de 2018 foram realizadas 15 sessões de constelação. As audiências de conciliação marcadas após tais sessões obtiveram médias de acordos de 54%, quando apenas uma das partes comparecia ao evento, e 71%, quando havia comparecimento de ambas as partes. A taxa de demandas judiciais ajuizadas após os acordos realizados em processos com o uso da Constelação Familiar Sistêmica foi de 5,4%.

A entrevista da juíza se insere no contexto de sua participação no IV Congresso Nacional de Direito e Fraternidade e do I Congresso do Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade – IEDF, onde fará a palestra “O Resgate da Cultura do Diálogo”, em um painel dentro do tema “Mediação e Conciliação”. Os eventos ocorrerão nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no auditório do STJ. As inscrições podem ser feitas neste link. Além da juíza Magáli, serão debatedores nos congressos os juízes do TJDFT Fábio Francisco Esteves e Gláucia Falsarella Foley.

Leia mais

Juízes do TJDFT debaterão sobre Direito e Fraternidade em evento do STJ