Juíza do TJDFT participa de coletânea sobre Direito e Tabaco que será lançada no STJ

por CL/AB — publicado 2018-10-18T17:35:00-03:00

Livro Direito e SaúdeA juíza do TJDFT Marilia de Ávila Sampaio, titular do 6º Juizado Especial Cível de Brasília, está entre os colaboradores da obra coletiva "Direito e Saúde: O Caso do Tabaco", que será lançada no próximo dia 6/11, às 18h30, no Espaço Cultural do STJ.

O livro aborda as estratégias utilizadas pelas indústrias do fumo, desde a década de 50, para influenciar os fumantes e alimentar o vício pela nicotina, apesar de cientes dos malefícios causados pelo tabaco – informações estas que foram insistentemente e, segundo os organizadores, dolosamente, ocultadas dos consumidores, autoridades de saúde e público em geral. A manipulação da dosagem de nicotina nos cigarros, a fim de manter cativos os consumidores, e a política de marketing voltada ao público jovem também são exploradas na obra.

Organizado por Adalberto de Souza Pasqualotto, Eugênio Facchini Neto e Fernanda Nunes Barbosa, o livro é prefaciado pelo ministro Luís Roberto Barroso, do STF, e traz artigos de diferentes autores, dentre os quais "Responsabilidade civil e causalidade: o caso do tabaco", da juíza Marília Sampaio.

Pós-doutoranda em Direito do Consumidor pela PUC/RS, doutora em Direito e Políticas Públicas pelo UniCeub, mestre em Direito e Estado pela Universidade de Brasília - UnB e especialista em Direito Privado e Direito Administrativo pela Universidade Católica de Brasília – UCB, a juíza Marilia Sampaio já foi professora de Direito Civil e Direito do Consumidor da Escola da Magistratura do Distrito Federal, do Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro, do Instituto Avançado de Direito - IAD/DF e do Instituto de Direito Público - IDP. Também é autora do livro “Justiça e Superendividamento”.