Justiça Restaurativa é tema do Profissão Repórter desta quarta-feira

por ACS — publicado 2018-10-31T15:55:00-03:00

O programa Profissão Repórter, transmitido pela TV Globo, abordará, na edição desta quarta-feira (31/10), a prática da Justiça Restaurativa. O método é aplicado para tentar estabelecer um acordo entre as partes envolvidas antes que um caso vá a julgamento. A alternativa é vista como uma forma de amenizar o problema da crise do sistema penitenciário no Brasil. 

Em Brasília, as repórteres Sara e Mayara acompanham e registram tentativas de reconciliação em duas situações. A primeira é entre motoristas que se envolveram em uma briga de trânsito. Já a segunda é entre duas mulheres que trocam ameaças e agressões por causa de um homem. Brasília foi um dos primeiros locais no Brasil a receberem um núcleo de Justiça Restaurativa. Saiba mais sobre o Programa Justiça Restaurativa no DF.

“A ideia básica é que as pessoas possam entrar em acordo, além de poderem refletir sobre o que fizeram. A resposta para a vítima e para a sociedade é maior, ela não foca só na punição, mas também em uma restauração”, analisa Mayara.

O programa também irá apresentar como a Justiça Restaurativa é aplicada na vara de execuções penais de Porto Velho (RR) e no interior de São Paulo. Confira

(Com informações do Observatório da Televisão)