NJM realiza semana de atividades pedagógicas no enfrentamento da violência doméstica

por JO — publicado 2018-10-04T15:10:00-03:00

NJM enfrentamento violencia domestica

Ao longo desta semana, o Núcleo Judiciário da Mulher-NJM, do TJDFT, vem realizando atividades pedagógicas para um público diversificado, abordando temas relacionados à prevenção e ao enfrentamento à violência doméstica no Distrito Federal.

A programação se iniciou no dia 3/10, quarta-feira, com uma aula para os policiais que ingressaram no Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar do DF - PMDF, no auditório do DETRAN. A servidora Regina Nogueira (NJM) e a psicóloga da UDF Laura Frade ministraram aula sobre o tema O atendimento policial às vítimas de violência doméstica e familiar, compondo o plano instrucional da disciplina Lei Maria da Penha e Atendimento Policial.

Nesta quinta-feira, 4/10, a Escola de Aperfeiçoamento de Professores (EAPE) promove a terceira aula presencial do curso Maria da Penha vai à Escola. O curso se realiza numa parceria do TJDFT com a Secretaria de Educação, e o próximo encontro contará com a participação dos juízes coordenadores do NJM, Ben-Hur Viza e Gislaine Carneiro, além de servidoras do Núcleo.

Já na manhã de sexta-feira, 5/10, será realizado o segundo encontro do minicurso com orientadores educacionais da Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto. O primeiro, ocorrido em 28/9, na FIOCRUZ, teve a participação da juíza Jorgina Rosa e da servidora do NJM Márcia Borba, abordando o tema Gênero, violência contra a mulher e a Lei Maria da Penha. Na próxima aula serão abordados os temas A violência sexual contra crianças e adolescentes e a Violência no Namoro. A aula contará ainda com a participação de representantes da Defensoria Pública e do Ministério Público do DF (MPDFT). No dia 19/10, o minicurso será encerrado com discussão e o estudo de casos.

Ainda nesta sexta-feira, o Programa Prata da Casa fará seu segundo encontro no 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher de Brasília. O Prata da Casa tem como objetivo realizar formações com os servidores dos cartórios e gabinetes, do TJDFT, que atuam com o atendimento das partes envolvidas em processos de violência doméstica e familiar contra a mulher. O primeiro encontro com os servidores do Juizado foi realizado em 28/9, e trouxe como tema Gênero e Violência contra a Mulher, e a próxima aula, a ser ministrada pela servidora Myrian Sartori (NJM) será sobre Comunicação não-violenta. A programação será encerrada no dia 15/10, com a oficina Atendimento não-revitimizador.