Programa História Oral do TJDFT disponibiliza novas transcrições de entrevistas

por SS — publicado 2018-10-02T17:50:00-03:00

Memorial TJDFT história oralO Núcleo de Apoio à Preservação da Memória Institucional do TJDFT incluiu quatro degravações de entrevistas concedidas ao “Programa História Oral”, no ano de 2009. Os arquivos em formato “pdf” podem ser lidos por qualquer cidadão, no Portal do TJDFT, além da versão já disponibilizada em vídeo. Clique aqui e acesse!

Foram adicionadas transcrições dos vídeos dos seguintes entrevistados: ministro Humberto Gomes De Barros; ministro José Paulo Sepúlveda Pertence; do Procurador de Justiça Geraldo Nunes; e de Léa Emília Braune Portugal, primeira mulher a assumir um cartório no Distrito Federal, o do 2º Ofício de Registro de Imóveis de Brasília.

O Programa História Oral reúne um acervo inestimável de entrevistas concedidas por magistrados, servidores, entre outros personagens, que participaram e participam da trajetória do TJDFT, contando o seu papel na história desta Corte de Justiça, desde a sua instalação, em 1960, até os nossos dias.

O diferencial do Programa História Oral está na forma como as entrevistas são conduzidas, sempre por magistrados, modelo que promove espontaneidade e vivacidade ao trabalho, dando um novo tom a cada fato. Por meio de uma conversa leve e descontraída, são rememoradas situações e experiências de grandes personagens do judiciário da capital.

O programa, criado e inicialmente conduzido pela desembargadora Maria Thereza Braga Haynes, já falecida, teve início em 2008 e seguiu até 2010; em 2014, foi retomado pela 1ª Vice-Presidência do TJDFT, responsável pela manutenção do acervo histórico e pelo programa de Memória do Tribunal.