Central Judicial do Idoso atende quase cinco mil pessoas de janeiro a setembro

por SB — publicado 2018-10-25T15:30:00-03:00

Central Judicial do Idoso atende quase cinco mil pessoas de janeiro a setembroDe janeiro a setembro deste ano de 2018, um total de 4.943 pessoas foram atendidas pela Central Judicial do Idoso nos serviços de acolhimento, mediação, psicossocial e em palestras realizadas pelos profissionais do setor. Chegaram à Central 748 novos casos, dos quais 209 trazem em seu cerne algum tipo de violência contra pessoas idosas. Nesses, a violência prevalente é a psicológica, responsável por 78 casos, ou 37% da totalidade. A violência financeira veio em segundo lugar, com 50 casos, representando 24% do montante. A violência física está presente em 36 ocorrências (17,2%), a negligência em 30 (14,3%), o abandono em 14 (7%) e a autonegligência apresentou-se em um caso apenas.

O idoso que chega à Central Judicial do Idoso é recebido pelo Núcleo de Acolhimento. Ali, um profissional com formação jurídica ou um com formação psicossocial, dependendo do tipo da demanda, realiza uma escuta individualizada para avaliar o caso. O Núcleo Psicossocial é composto por assistentes sociais e psicólogos que atuam na realização de estudos psicossociais nas situações em que idosos sejam vítimas de violência. No Núcleo de Mediação do Idoso, o papel do mediador é facilitar o diálogo entre as pessoas envolvidas, normalmente, os filhos dos idosos que precisam definir sobre de que forma serão oferecidos os cuidados para o idoso. O objetivo é encontrar uma solução que atenda ao bem-estar do idoso e às necessidades de todos os envolvidos no processo de mediação pré-processual.

A Central Judicial do Idoso é um projeto pioneiro do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT e da Defensoria Pública do Distrito Federal, que conta com a cooperação técnica da Polícia Civil do Distrito Federal. Localizada no 4º andar do bloco B do Fórum de Brasília, a Central atende aos idosos ou seus representantes das 12h às 18h. O telefone de contato é 3103-7609.

Para mais informações sobre as ações de desenvolvidas pela Central Judicial do Idoso, clique aqui.