Secretária executiva da CDJA palestra em curso sobre adoção

por Liliana Faraco (SECOM/VIJ) e Naisa Martins (CDJA) — publicado 2018-10-08T13:55:00-03:00

CDJANo dia 02/10, a secretária executiva da Comissão Distrital Judiciária Adoção - CDJA, a assistente social Thaís Botelho Corrêa, proferiu palestra sobre preparação de crianças e adolescentes inscritos para adoção, no curso de Capacitação de Profissionais da rede de acolhimento do DF, promovido pela ONG Aconchego - Grupo de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária. A assistente social da CDJA Naisa Carla Martins Santos também participou do evento. 

O curso iniciou no dia 21/8 e acontece no campus da Universidade Paulista – UNIP, em Brasília, todas as terças-feiras até dia 6/11. O objetivo é promover a capacitação continuada e a troca de saberes entre os profissionais da rede de atendimento à criança e ao adolescente, assim como discutir temas emergentes dos serviços de acolhimento e do direito à convivência familiar e comunitária.  

Em sua fala, a secretária teve a oportunidade de compartilhar a metodologia de preparação psicossocial  e pedagógica de crianças e adolescentes para a adoção internacional utilizada pela equipe técnica desde 2010. Durante sua explanação, Thaís considerou como passo CDJAprimordial e relevante o planejamento profissional das ações e enfatizou os três pilares básicos de uma boa preparação: o trabalho em rede; a construção do vínculo do profissional com a criança ou adolescente baseada em uma relação sincera, respeitosa e empática;  a escuta atenta do adotando e a confirmação dessa escuta, quando o profissional repete o que entendeu a partir do conteúdo apreendido junto aos meninos e meninas em processo de adoção. 

Para dinamizar sua apresentação, a assistente social  convidou os profissionais presentes a participarem de um desafio com o intuito  de despertar a reflexão acerca da importância da preparação da criança/adolescente para a adoção. Voluntários foram incentivados a colocar a mão dentro de uma caixa fechada, por meio da qual puderam experienciar e compartilhar com o grupo as sensações e os sentimentos provocados pelo desconhecimento acerca do que o objeto continha.  Após várias participações, a Secretária ponderou, simultaneamente enquanto abria a caixa, que a adoção não pode ser uma caixa misteriosa. É preciso desvelar, descortinar, traduzir, apresentar o projeto adotivo em suas formas e cores, de maneira a oferecer condições emocionais, psicológicas e sociais para que meninos e meninas experimentem essa possibilidade de vida em família.

A palestrante destacou que a CDJA conta com recursos materiais, humanos e financeiros satisfatórios para o adequado desenvolvimento do trabalho. Contudo, a secretária enfatizou queCDJA é necessário adaptar o processo de preparação à realidade de cada entidade de acolhimento, de modo a minimizar as chances de fracasso e novos rompimentos de vínculos. “É preciso pensar sempre na preparação do acolhido para o desligamento, seja pela via da reintegração familiar, seja por intermédio da colocação em uma família substituta. A preparação é uma forma de contribuir para o fortalecimento emocional da criança ou do adolescente face aos desafios enfrentados durante seu desenvolvimento e na construção de novos vínculos afetivos”, refletiu Thaís. 

A Secretária apresentou, ainda, o projeto “Era uma vez... o recontar de uma história”, criado em 2012 a partir de uma adoção de um grupo de irmãos, que tinha dificuldades de verbalizar suas experiências com a sua família biológica. Os livros produzidos pela CDJA registram e narram de forma lúdica a história de vida de crianças e adolescentes, permitindo  a eles a oportunidade de ouvir e ressignificar os acontecimentos vivenciados antes da adoção internacional. Alguns exemplares da coleção foram entregues aos participantes do curso de capacitação. 

A assistente social da CDJA Naisa Martins fechou o evento fazendo uma  leitura do mais recente livrinho da coleção: Divertir, Cuidar  e Amar , que conta a história de dois irmãos – um menino e uma menina – adotados por uma família italiana.